Produzir grãos exige técnica, muito trabalho e vocação. A busca da satisfação de quem os produz e consome exige
tudo isso e mais. É então que a cooperativa oferece seus serviços, como se vê a seguir.
Oleaginosa de conhecida importância comercial devido à demanda dos mercados interno e externo, é produzida em escala pelos associados da COTRIJUI. A produção é armazenada em células com aeração e termometria, assegurando qualidade aos grãos. A capacidade de armazenagem estática da COTRIJUI é de 830 mil toneladas.
Principal cultura de inverno, cresce em importância pela adaptação de novas cultivares às exigências do mercado. No cultivo predominam as variedades de Trigos Brandos.
Importante para a sustentabilidade das propriedades envolvidas com a produção animal - leite e suínos e aves, além de proporcionar melhora na produtividade pela rotação de culturas. O potencial desta cultura é significativo, e será alcançado com o aprimoramento de práticas culturais, incorporação de tecnologia e monitoramento climático. A cooperativa oferece todo o suporte aos cooperados, armazenando na safra e beneficiando parte da produção.
Alimento básico no cardápio brasileiro, nossos produtores utilizam as melhores tecnologias de produção nas regiões de atuação da COTRIJUI em Dom Pedrito e São Francisco de Assis. Um moderno engenho beneficia a produção que atende exigentes mercados do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.
No caso da soja, a COTRIJUI atende a demanda de sementes fiscalizadas do próprio quadro associativo, além de produtores e empresas especializadas dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, além de outros em menor escala. Nas demais culturas, a cooperativa é também provedora dos melhores materiais, através de convênios com instituições públicas e privadas.