sexta-feira - 30/11
A semana termina com muita nebulosidade no Sul do Brasil. Áreas de instabilidade que provocaram temporais nesta quinta-feira no Mercosul mantém o tempo instável durante a madrugada no Paraná e o dia amanhece com chuva e risco de temporais no oeste parana. Ao longo do dia, a chegada de uma frente fria a Região provoca chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No Estado gaúcho também é grande o risco de temporais com ventos que podem passar de 60km/h principalmente ao longo da fronteira com o Uruguai e Argentina. Mesmo com muita nebulosidade, as temperaturas seguem elevadas e a tarde será de calor em grande parte da Região.
sábado - 01/12
No sábado, a frente fria avança pela Região e a chuva fica generalizada. Apesar dos volumes acumulados, de uma forma geral, serem menores que no sábado, a condição para temporais permanece elevada e há o risco para os três Estados da Região. Com mais um dia de céu encoberto as temperaturas já não sobem tanto e a tarde será agradável em grande parte da Região Sul.
Previsão estendida
No domingo, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul e o sol volta a aparecer, principalmente durante a tarde. Com os ventos que sopram do quadrante sul e menos nuvens no céu, as temperaturas caem rapidamente durante a madrugada e o dia começa com sensação de frio em parte do território gaúcho. À tarde, volta o calor volta a tomar conta do Estado. Em Santa Catarina e no Paraná, a frente fria mantém o tempo instável, o céu encoberto e com condições para chuva a qualquer momento do dia. A presença de nuvens impede uma queda acentuada da temperatura durante a madrugada e o dia começa com temperaturas agradáveis nos dois Estados. À tarde faz calor na faixa leste. Na segunda-feira, uma massa de ar mais seco cobre grande parte da Região e, com isso, o dia será de tempo firme e predomínio de sol no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Apenas no norte paranaense o tempo segue instável e com previsão de chuva. Na terça-feira, novas áreas de instabilidades se aproximam do Rio Grande do Sul vindas do Uruguai. A nebulosidade aumenta em toda a Região mas, a chuva só acontece na metade sul do Estado gaúcho. Ao longo da próxima semana, estas instabilidades avançam pela Região e volta a provocar chuva forte nos três Estados.
Fonte: Somar Meteorologia