Quarta-feira – 28/11
Quarta-feira de tempo firme e com temperaturas elevadas no Sul do Brasil. Uma massa de ar seco segue atuando na Região e, impede a formação de nuvens de chuva. A madrugada ainda será fria em pontos dos três Estados da Região o que favorece a formação de nevoeiros. Ao longo do dia, o sol aparece e as temperaturas sobem rapidamente trazendo a sensação de calor, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná. No Estado gaúcho, além do calor os moradores terão que enfrentar a baixa umidade do ar que chega a valores próximos a 30% em grande parte do Estado.
quinta-feira - 29/11
A partir da quinta-feira o tempo começa a mudar na Região. A aproximação de áreas de instabilidades que se formam na Argentina, provoca o aumento da nebulosidade nos três Estados e chuva no final do dia no oeste do Rio Grande do Sul. Embora o volume acumulado ainda seja baixo, há o risco de temporais por causa das altas temperaturas na região. O frio segue perdendo força durante a madrugada e atinge apenas alguns municípios gaúchos e catarinenses. À tarde, com o aumento da nebulosidade, as temperaturas não sobem tanto quanto na quarta-feira mas, mesmo assim ainda faz calor em grande parte da Região.
Previsão estendida
Na sexta-feira, as instabilidades avançam pelo Rio Grande do Sul e provocam chuva em praticamente todo o Estado. Somente no Nordeste e Litoral do Estado o tempo segue firme. As chuvas mais intensas atingem as fronteiras com a Argentina e o Paraguai onde é alto o risco de temporais e os ventos podem chegar a 70km/h. Também há previsão de chuva mais fraca e isolada nos extremos oeste do Paraná e Santa Catarina mas, o sol predomina entre nuvens na maior parte do Estado. Com o aumento na nebulosidade em toda a Região, a mínima fica ligeiramente mais alta e a máxima tem uma redução. No sábado, a passagem de uma frente fria pela Região, organiza as instabilidades e a chuva atinge também grande parte de Santa Catarina e Paraná. No domingo, o sistema se desloca para o Sudeste e o tempo volta a fica firme no Rio Grande do Sul. No Paraná e Santa Catarina, mais um dia de chuva com maior intensidade no leste dos dois Estados. Ao longo da próxima semana, há previsão de chuva para toda a Região mas, sem acumulados muito elevados.
Fonte: Somar Meteorologia