Os meses de novembro e dezembro marcam o encerramento de um trabalho que esta sendo “semeado” através dos alunos, nas escolas da região de abrangência da COTRIJUI. O Projeto Escola no Campo desenvolvido em parceria com a Syngenta já atingiu até o ano de 2004 mais de 300 mil crianças em todo o Brasil.
A cooperativa é parceira deste projeto pelo terceiro ano seguido. Neste ano estão participando 13 escolas da rede municipal e estadual envolvendo mais de 600 alunos e 83 professores. Os municípios participantes são Jóia, Augusto Pestana, Coronel Barros, Nova Ramada, Chiapetta, Santo Augusto, Coronel Bicaco e Tenente Portela.
O projeto tem entre seus objetivos, conscientizar as crianças que antes de completar 18 anos não deverão manusear agrotóxicos. Também visa mostrar o quanto é importante preservar o meio ambiente; reafirmar a necessidade de produzir alimentos saudáveis conscientizar as crianças do meio rural no sentido de cobrar o uso correto e seguro de agrotóxicos, dos adultos com quem convive e valorizar o trabalho realizado pelo agricultor e orgulhar-se dele.
Este trabalho se destina em especial a estudantes do 1º grau do ensino Estadual ou Municipal (5ª ou 6a série), preferencialmente na faixa etária em volta de 11 a 12 anos, ligados ao meio rural, sendo desenvolvido durante o ano letivo, incorporado a programação do conteúdo curricular e as atividades desenvolvidas pela Escola.
Como material de apoio para o desenvolvimento do projeto é cedido para as escolas um vídeo com o símbolo do projeto “O Curupira”,uma cartilha didática para o professor, uma cartilha do aluno, um formulário para pesquisa de campo, jogo instrutivo, livreto para o produtor, folheto para desenho e frases e carteirinha de Agente Ambiental para os alunos.
Paralelo aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula são realizadas atividades práticas, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente, uso correto de defensivos, uso de equipamentos de proteção, plantio de árvores e preservação de nascentes. As crianças tem desenvolvido ainda atividades culturais como a montagem de peças teatrais, jograis e elaboração de desenhos e frases.