Notícias

07h57

TRITICULTURA VAI DEFINIR PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA A PRODUÇÃO GAÚCHA

A cadeia produtiva do trigo vai estabelecer, em um fórum de discussão, marcado para março do ano que vem, parâmetros de qualidade para a produção gaúcha. Esta foi uma das principais decisões da Câmara Setorial do Trigo, que esteve reunido na tarde desta terça-feira, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

Conforme o secretário em exercício da Agricultura, Claudio Fioreze, que coordenou o encontro, a idéia é construir uma identidade de qualidade para o trigo produzido no Estado, visando ampliar a participação da produção local nos mercados interno e externo. A proposta deve resultar de um acordo entre produtores, cooperativas e cerealistas, que participação do fórum.

O coordenador da Câmara Setorial, Aureo Mesquita de Almeida, informou que outra decisão foi a de encaminhar ao Governo Federal solicitação para que sejam verificadas as regras do PROAGRO, com a intenção de que se estabeleça para o ano que vem um prêmio menor para os produtores que precisarão pedir compensação por perdas das lavouras. Na ocasião, também foram encaminhadas ações para viabilizar o planejamento estabelecido no processo de alinhamento estratégico para aumentar a qualidade e produtividade da triticultura gaúcha nos próximos anos.

Por último, os presentes discutira a quebra estimada de 25% na produção projetada, que era de aproximadamente 2,6 milhões de toneladas. Diversos fenômenos climáticos afetaram a produtividade e também a qualidade da produção, como por exemplo a seca no período de plantio, grandes precipitações de chuva na época de formação de grãos, geada no final de setembro, granizo e temporais em diversas regiões do Estado.

O coordenador da Câmara Setorial também comentou que em decorrência, desses fatores, empresas cerealistas estão com dificuldades de cumprir cláusulas de qualidade em contratos de exportação que haviam sido estabelecidos.

Participaram da reunião, representantes de entidades como a Farsul, Fetag, Fecoagro, Sinditrigo/RS, Emater, SDR, ACERGS, Conab, Apasul e Fetag.
Fonte: SEAPA

Compartilhe

TRITICULTURA VAI DEFINIR PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA A PRODUÇÃO GAÚCHA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil