08/11
Áreas de instabilidade que se formam na região central do país provocam um aumento da nebulosidade em grande parte da Região Sul. Essas instabilidades provocam chuva do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. De uma forma geral, a chuva vem na forma de pancadas rápidas e isoladas mas, no norte paranaense, há potencial para temporais. As temperaturas seguem elevadas na maior parte da Região, em especial no estado gaúcho onde os índices de umidade novamente ficam abaixo do ideal.
09/11
Na sexta-feira a condição de tempo pouco muda no Sul do Brasil. No Paraná, permanece a condição de chuva com potencial para temporais no norte do Estado. Em Santa Catarina, a chuva vem na forma de pancadas rápidas e isoladas e no Rio Grande do Sul o sol e as altas temperaturas predominam. A novidade vai para a aproximação de uma frente fria que começa a mudar o tempo na fronteira com o Uruguai no final do dia.
Previsão estendida
O sábado será de chuva em grande parte da Região. No entanto, a frente fria que se desloca lentamente pelo Sul do país não tem o aporte da umidade da Amazônia e, por isso, o potencial para chuvas fortes é baixo. Com os ventos que passam a soprar do quadrante sul, as temperaturas tem uma ligeira queda no Rio Grande do Sul mas a sensação de calor permanece em toda a Região. No domingo e na segunda-feira o tempo firme volta a predominar no Sul. Chove apenas na faixa lesta da Região com chuvas mais intensas no extremo sul gaúcho. De uma forma geral, os próximos dias serão de predomínio de sol. Como a umidade da Amazônia fica concentrada na região central do país, as chuvas que ocorrem na Região são rápidas e de baixo acumulado.
Fonte: Somar Meteorologia