Notícias

13h21

CARNE SUINA: DILMA DISCUTIRÁ EMBARGO DURANTE VIAGEM À RÚSSIA

Com duração de 16 meses, o embargo russo à carne suína do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso entrou na pauta de prioridades da presidente.

Em dezembro, Dilma Rousseff desembarcará na Rússia para discutir com o presidente do país, Vladimir Putin, entre outros assuntos, o tão esperado fim das barreiras.

Apesar dessa dificuldade enfrentada no mercado externo, agravada pelas restrições da Argentina, que em outubro não teria liberado nenhuma autorização para a compra de carne suína do Brasil, as exportações do setor têm aumentado. Nos primeiros nove meses do ano, conforme o Ministério da Agricultura, as vendas chegaram a US$ 1,08 bilhão, alta de quase 2%, e o volume exportado foi 9% superior.

Ucrânia e Angola estão entre os países que aumentaram as importações, mas esses mercados pagam menos. Por isso, tanto representantes da indústria quanto dos criadores consideram tão importante a retomada das negociações. "O Rio Grande do Sul é muito prejudicado porque não tem nenhum frigorífico aprovado para a Rússia, que é quem tem bons preços. Então, é obrigado a vender para os mercados de preço mais baixo, e isso é perda de receita", pondera o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto.

De junho de 2011, quando começou o bloqueio, a setembro deste ano, o Estado deixou de faturar US$ 454,3 milhões, segundo cálculo da Fundação de Economia e Estatística (FEE). O relatório elaborado pela missão russa, que veio ao Brasil em agosto, está sendo analisado pelo Ministério, mas segundo o presidente da Abipecs, apesar de terem sido visitados, os frigoríficos de suínos sequer foram citados no documento. As exigências encaminhadas referem-se apenas às indústrias de carne bovina. Por isso, a ida da presidente à Rússia é tão aguardada pelo setor. As informações partem do jornal Zero Hora.

Compartilhe

CARNE SUINA: DILMA DISCUTIRÁ EMBARGO DURANTE VIAGEM À RÚSSIA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil