Notícias

08h41

VII FÓRUM NACIONAL DO TRIGO

Visão integrada das necessidades da cadeia foi registrada em documento final.

O VII Fórum Nacional do Trigo (16/10) encerrou com o registro das necessidades apontadas pelos diferentes elos da cadeia produtiva. O documento foi entregue ao representante do MAPA na cerimônia de abertura do WinterShow, dia 17/10, em Guarapuava, PR.

O Chefe Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto, destacou a importância da integração dos três estados produtores na realização do VII Fórum, que reuniu mais de 300 participantes dos diversos segmentos do complexo agroindustrial do trigo, como pesquisadores, produtores, cooperativas, moageiros, analistas de mercado, representantes políticos do executivo e legislativo estadual e federal. “Um evento deste nível alcança maior importância porque mostra a organização da cadeia do trigo. Os problemas gerais da triticultura são comuns aos três estados produtores (PR, SC e RS) e só terão chance de serem minimizados quando atacados de forma conjunta”, avalia Dotto.

Para o Presidente da Cooperativa Agrária, anfitriã do evento, Jorge Karl, o VII Fórum representou um denominador comum para o trigo brasileiro: “precisamos do trigo por várias razões, como questões agronômicas, para a indústria, geração de empregos e geração de impostos. Por isso a importância de um evento para reunir os representantes da cadeia produtiva do trigo aqui em Guarapuava”.

O documento oficial do VII Fórum Nacional do Trigo está disponível no site da Embrapa Trigo, em http://www.cnpt.embrapa.br/eventos/2012/forum_trigo.html. Entre os pleitos apontados estão mudanças na política de cabotagem (transporte marítimo na costa brasileira), facilitar a importação de insumos agrícolas, melhoria nos instrumentos de apoio governamental para reduzir preços de seguro agrícola, facilitar investimentos na infraestrutura de logística e armazenagem. Outro item de discussão, registrado no documento, foi a solicitação para que o MAPA coordene o processo de equalização do ICMS nas importações e no comércio interestadual, tornando o trigo brasileiro mais competitivo em relação aos concorrentes, em especial do Mercosul. Ainda, um pleito levantado na Câmara Setorial do Trigo do PR, visa atribuir ao MAPA a coordenação de um programa de validação de cultivares de trigo, de forma a assegurar aos produtores rurais e à indústria a validade das características qualitativas informadas pelos obtentores das cultivares. O documento deverá ser apresentado na próxima reunião ordinária da Câmara Setorial de Culturas de Inverno do MAPA.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa Trigo

Compartilhe

VII FÓRUM NACIONAL DO TRIGO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil