Foi uma semana de pouco trabalho nas principais regiões produtoras do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Nessas áreas as intensas chuvas dos últimos dias limitaram o avanço da semeadura de milho. Em outras áreas, porém, o plantio pode ser efetuado, o que fez com que o percentual plantado como um todo no Estado chegasse a 48%, com 45% já germinados.
Quanto às condições das lavouras, essas se apresentam de forma diferenciada dependendo das condições climáticas enfrentadas recentemente. Algumas estão sendo replantadas devido aos efeitos das geadas ocorridas semana
passada. Eram áreas que se encontravam em estágio inicial de desenvolvimento e não resistiram ao frio intenso. Outras, mais adiantadas, tiveram seu crescimento paralisado, mas com possibilidade de recuperação.
Em alguns casos, foi a chuva intensa que carreou sementes e adubos recém-lançados ao solo. De maneira geral, porém, é prematuro dizer que a safra está comprometida, existindo plenas condições de recuperação sob todos os aspectos.
Na comercialização, o grão tem mantido suas cotações praticamente estáveis nas últimas semanas, variando, apenas em pequenos percentuais, o preço médio em âmbito estadual. Neste último período, a saca de 60 kg ficou em 28,16% (-0,71%). As informações partem do boletim semanal divulgado pela EMATER (RS). (CBL)
Fonte: Agrolink