Notícias

07h57

A IMPORTÂNCIA DO USO DE REDUTOR DE CRESCIMENTO NAS CULTURAS DE INVERNO

O Engenheiro Agrônomo Mario Jung destacou aos ouvintes do Informativo COTRIJUI do último domingo (23), sobre a importância da utilização do Redutor de Crescimento para as culturas de inverno. A seguir algumas orientações repassadas pelo Gerente Agrotécnico da Cooperativa.

Há tempos, esta prática foi apresentada nos Dias de Campo e nas áreas demonstrativas das Unidades da Cooperativa, onde o produtor pôde acompanhar o importante papel desempenhado por esse aditivo. “Na cultura do trigo temos a necessidade de atingir uma alta produtividade para não ficarmos no prejuízo”, ressalta Jung, indicando que é determinante o uso do redutor para uma boa produtividade.

Visando atingir uma média superior a 50 sc/ha, é muito importante a utilização das melhores cultivares e um aporte maior na quantidade de nitrogênio. Durante muitos anos, o Departamento Técnico da COTRIJUI estudou e analisou resultados no campo, encontrando, hoje, a dose e época certa para aplicação do redutor em cada cultivar. “Algumas das cultivares mais produtivas tinham o porte alto, e isso inviabilizava seu cultivo pelo alto custo e produzia-se menos”, destacou o Engenheiro Agrônomo.

Segundo Mário, a aplicação é viável, inclusive, nas cultivares de porte baixo. “O redutor provoca modificações na arquitetura das plantas, aumentando a produtividade”. Durante o estudo em todo o estágio da cultivar, realizado pelos Técnicos da Cooperativa em conjunto com os produtores que usaram a tecnologia, mesmo com doenças como o oídio, ferrugem ou mancha foliar, notou-se que o problema era menor nas áreas com redutor. “Mesmo que o produto não tenha uma ação fungicida, ele provoca mudanças na angulação e no tamanho das plantas e folhas, o que parece alterar o microclima dentro da lavoura”, destacou.

Com essa alteração no microclima da lavoura, os fungos são prejudicados e facilita o molhamento de toda a planta durante a pulverização. Desta forma, evita-se que seja cometida a falha normal na aplicação, que deixa as folhas debaixo desprotegidas, sendo fonte de inoculo para toda a lavoura.

Durante os estudos, também foi constatado que a concentração de nitrogênio nas folhas era maior com o uso do redutor. “A coloração verde escura, em especial na folha bandeira, comprova nossa pesquisa, e, ainda, garante maior produtividade e qualidade industrial para o trigo”, afirmou Jung.

Após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, na última semana, foi possível notar a influência do redutor dificultando o acamamento da planta. Mário Jung enfatiza, “Houve uma melhora na resistência ao acamamento, permitindo também que, após o tombo sofrido devido à força do vento, a planta voltasse à sua posição original”.

A COTRIJUI está promovendo o Dia de Campo, em várias localidades, para que o produtor faça a comparação entre as plantas de cada material, com e sem a aplicação do redutor. É importante a participação, para programação do próximo ano, escolhendo a cultivar a ser adquirida no mutuo de Sementes COTRIJUI, e pensando também na inserção dessa tecnologia com altos resultados.

Compartilhe

A IMPORTÂNCIA DO USO DE REDUTOR DE CRESCIMENTO NAS CULTURAS DE INVERNO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil