19/09
As áreas de instabilidade continuam provocando chuvas em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. As chuvas mais intensas ocorrem no norte, região serrana e leste do Estado, incluindo a capital gaúcha. Vale salientar que estas chuvas são acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com potencial para causar transtornos, como destelhamento de casas e queda de árvores. Também é mantida a possibilidade para queda de granizo em alguns pontos. Os ventos mais intensos ocorrem no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e centro-oeste de Santa Catarina, podendo superar os 100km/h. Nessa quarta-feira as temperaturas no Estado gaúcho declinam em decorrência das chuvas, com mínima ficando em torno de 9 a 11°C no oeste e região da campanha e um pouco mais altas no norte e noroeste, ficando em torno dos 14 a 16°C. Ainda para o Rio Grande do Sul as máximas ficam em torno dos 20 a 23°C. No decorrer do dia as áreas de instabilidade avançam e chegam à Santa Catarina centro-oeste do Paraná, provocando chuvas. Nessas regiões os ventos são menos intensos em relação aos verificados no Rio Grande do Sul, mas da mesma forma são esperadas rajadas com potencial para causar transtornos. No fim da tarde a chuva chega ao restante de Santa Catarina e Paraná, atingindo as capitais. Em Santa Catarina a mínima fica entre 11 e 14°C no centro-oeste do Estado e entre 16 e 21°C no leste, enquanto que máxima fica próxima dos 23°C no oeste e interior e 27 no litoral. Já no Paraná mínima de 17°C no centro-sul e de 20 a 23°C no norte e leste do Estado, enquanto que as máximas variam de 23 a 29°C.
20/09
A chuva diminui no Rio Grande do Sul conforme as áreas de instabilidade se deslocam mais para o norte. O dia amanhece ainda com certa nebulosidade no sul do Estado, onde se mantém a possibilidade para pancadas de chuva, mas sem condições para grandes acumulados, com menor intensidade do que as chuvas verificadas nos dias anteriores. As temperaturas declinam bastante e a mínima é inferior aos 9°C na maior parte do Estado, enquanto que a máxima não ultrapassa os 20°C. Em Santa Catarina a condição de tempo é similar à encontrada no Rio Grande do Sul, com nebulosidade variável ao longo do dia e queda das temperaturas. Na maior parte do estado as mínimas previstas são inferiores aos 9°C, e em algumas regiões de maior altitude inferiores à 6°C. As máximas não se elevam tanto e ficam em torno dos 20°C. No Paraná as áreas de instabilidade ainda causam chuvas mais concentradas no norte e nordeste do Estado e durante o período da manhã. No decorrer do dia as chuvas se diminuem mas ainda persiste a nebulosidade nessa região. No fim da tarde previsão de novas chuvas noroeste do Estado, que devem persistir durante a noite. No Paraná as temperaturas não caem tanto, com mínimas variando entre 14 e 17°C na maior parte do Estado e máxima entre 26 e 29°C.
Previsão estendida
O fim de semana segue com tempo estável no Rio Grande do Sul, mas ainda com baixas temperaturas pela manhã e mais amenas à tarde. Esta previsão também é válida para o centro-oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. No norte e nordeste do Paraná as áreas de instabilidade mantém a nebulosidade e a condição para chuva isolada em qualquer hora do dia, mas sem grandes acumulados. No litoral catarinense também há condição para ocorrência de chuvas isoladas durante o período da tarde.
Fonte: Somar Meteorologia