Notícias

15h32

DESENVOLVIMENTO DAS CULTURAS DE INVERNO

Segundo os registros do Departamento Técnico da COTRIJUI, os volumes de chuva nos municípios da sua área de atuação ficaram abaixo do esperado. Nenhum deles acumulou mais de 100 milímetros de chuva neste mês de agosto. Tenente Portela fechou o mês com 25 milímetros e Coronel Bicaco com 33. “Ao que se refere a estoque de água no solo, nas vertentes, rios e açudes, da para dizer que a estiagem que gerou todos estes problemas que estamos vivendo continua, e ao que parece, sem previsão de acabar em curto prazo”, foi o que afirmou o Gerente Agrotécnico da Cooperativa, Mário Jung, em conversa no Informativo Cotrijui deste domingo (02/09).

Por outro lado, para as plantas de inverno, principalmente aveia branca e trigo, podemos considerar que o clima não foi ruim e que as lavouras estão muito boas. Na região mais ao norte do RS apresentam-se em enchimento de grãos e nas demais, a maior parte das lavouras encontram-se em emborrachamento e espigamento, período em que a preocupação é justamente o excesso de chuvas que provocariam doenças de espiga, principalmente giberela. Como é normal de escutar dos mais antigos a flor do trigo tem que cair no racho da terra, por tanto, o trigo entrando em floração nesse momento pode se dizer que está na condição ideal, comentou Mário.

Mário Jung afirmou ainda que outro fator importante é a condição de radiação solar que estamos observando com dias de céu bastante azul que permite às plantas uma ótima condição para produção de fotoassimilados, ou seja, reserva para encher os grãos posteriormente.

Acesse o link “Ouça o Informativo COTRIJUI” na página inicial deste site e saiba quais os cuidados que devemos ter neste momento, principalmente com relação a proteção das folhas, tão importantes para atingir altas produtividades.

Compartilhe

DESENVOLVIMENTO DAS CULTURAS DE INVERNO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil