Toda a história da COTRIJUI está forjada em ideal e trabalho. A exemplo de sua fundação, os fatos mais relevantes dessas quase cinco décadas e os dias atuais atestam que as conquistas foram significativas, consistentes, mas a custo de muita dedicação, espírito de cooperação e compromisso com o bem estar comum.
Ao lembrar o início da cooperativa, o associado fundador Ludwig Mrozinski afirma que “a planta não tinha técnica, nem o solo era corrigido”. Com o surgimento da Assistência Técnica hoje é possível mensurar como excelência dos serviços que a COTRIJUI presta, uma economia de R$ 51 milhões (cinqüenta e um milhões de reais) somente com a difusão do Sistema de Plantio Direto na Palha. Para quem pensava que a agricultura empresarial, que agregasse renda, viria em desabono à preservação dos recursos naturais, a história da COTRIJUI comprova ao contrário. A redução no uso de agroquímicos e o emprego de produtos mais seletivos, com responsabilidade ambiental, incrementou as produtividades sem agredir o ambiente natural.
Na proporção dos desafios, a COTRIJUI possibilitou aos cooperados o exercício de uma contabilidade agrícola que permitisse comparação entre custo e benefício. Aprimorada essa educação, aos poucos as famílias estão exercitando seus controles pelas ferramentas da qualidade. Nunca o binômio quantidade e qualidade foram tão levados em conta como agora. Independente de ser o produto para mercado interno ou externo, grãos, carnes e leite são competitivos na proporção de sua qualidade. E isso a cooperativa adota como norma, em defesa de seu quadro social.
Com ação direta nas Regiões Noroeste, Fronteira Oeste e da Campanha, a COTRIJUI vem de reassumir o posto de primeira cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul. Os índices que lhe dão essa distinção passam por faturamento, área de abrangência, número de cooperados, empregos gerados (diretos e indiretos), tributos e impostos recolhidos, capacidade de armazenagem, volumes industrializados e produção vegetal e animal.
Como instituição, a COTRIJUI sempre priorizou a integração do segmento, sendo filiada a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e a FECOAGRO – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul.
Seu patrimônio, por expressivo que seja, entre prédios administrativos, comerciais, armazéns, indústrias, é medido quando consideramos o quadro social: dos 23 sócios fundadores, no dia 20 de julho de 1957, hoje chega a 15.758 o número de famílias cooperadas.
Tendo na direção executiva os associados Carlos D. Poletto, Diretor Presidente; Luiz Ottonelli, Diretor Vice-Presidente e Osmildo Pedro Bieleski, Diretor Secretário, a COTRIJUI está alicerçada na ação coesa e firme de seu Conselho de Administração, onde todas as Unidades da cooperativa têm assento.
Na antevéspera de completar 50 anos de existência, reassumimos o compromisso de honrar a visão e coragem dos pioneiros: através de ações empresariais consistentes e planejadas com princípios, buscar o bem comum, sabendo que isso continuará exigindo dedicação e trabalho constante.
Carlos D. Poletto
Diretor Presidente