Notícias

13h45

CONTROLE DA MASTITE BOVINA

O Médico Veterinário da Cotrijui, Jorge Schifer, reforçou aos ouvintes do informativo COTRIJUI do último domingo (12/08), o controle e prevenção da mastite bovina. “A mastite é uma inflamação da glândula mamária de caráter multifatorial, ou seja, existem vários fatores para que ela ocorra.”

Se desejamos o controle, devemos primeiro lugar eliminar os casos existentes, para então prevenir novas infecções e adotarmos um processo de monitoramento da saúde da glândula. Os principais microrganismos que causam os problemas são os infecciosos e ambientais. “Os infecciosos são compostos por bactérias que colonizam a pele do teto, e, a partir do esfíncter, invadem a glândula e alojam-se nas porções secretoras de leite. Já os de caráter ambiental, estão presentes no esterco, no barro e na água e, ao ingressar no interior do ubre, encontram condições de multiplicação, provocando casos severos de mastite”, diz Schifer.

Os prejuízos causados pela mastite são grandes, desde a perda de produtividade até óbito dos animais. Segundo Jorge, “a mastite pode acarretar perda de até 50% na produção, alterando a qualidade e o valor nutritivo do leite, aumentando a mão de obra e os custos de produção devido aos medicamentos.” O Médico Veterinário ressaltou também sobre o cuidado que o produtor deve ter com a venda do leite obtido de um animal com mastite, já que o produto contém traços dos medicamentos e não pode ser misturado aos demais.

A mastite é dividida em três grupos: Clínica Aguda, Clínica Crônica e Subclínica:

• Aguda: Apresenta um forte processo inflamatório, calor, inchaço, vermelhidão, queda ou interrupção da produção.

• Crônica: O organismo tenta isolar o processo infeccioso como se fosse uma capsula, ocorre a fibrose, levando ao endurecimento do quarto afetado e sua perda permanente.

• Subclínica: São praticamente inaparentes, com pequenas alterações na composição e a glândula parece normal. A produtividade sofre redução e casos subclínicos podem se tornar casos clínicos.

A doença pode contaminar as teteiras e outros utensílios, levando a doença à outros animais.

Compartilhe

CONTROLE DA MASTITE BOVINA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil