Notícias

15h26

QUEBRA DE SAFRA NOS EUA CHEGA A 90 MILHÕES DE TONELADAS

A quebra na produção de soja e milho na atual safra dos Estados Unidos pode chegar a 90 milhões de toneladas, como foi anunciado ontem, pelo economista Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro. Ele estima que podem ser perdidos 70 milhões de toneladas de milho e 20 milhões de toneladas de soja. “Os próximos dias serão cruciais para a definição da quebra. Porém, comparação com a safra de 1988, a última a ter perdas elevadas, mostra que a situação é muito parecida. E isso é extremamente preocupante”, ressaltou. A avaliação foi feita ontem, durante a abertura do II Congresso da Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (Andav), em São Paulo.

No começo do mês passado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou uma colheita de milho de 329,5 milhões de toneladas. No caso da soja, a estimativa oficial indicava uma produção de 83,01 milhões de toneladas. O USDA deve apresentar suas novas projeções até o final desta semana, pelo menos essa é a expectativa do mercado.

“A fragilidade do sistema de abastecimento de grãos dos Estados Unidos está colocando em risco o mercado global de alimentos”. A afirmação foi do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também esteve presente na abertura do Congresso.

Para Rodrigues, a atual quebra da safra norte-americana de grãos coloca em alerta a própria economia mundial. “O governo dos Estados Unidos está com um dilema nas mãos: ou desacelera o programa de etanol à base de milho ou compromete muito a oferta de proteínas animais, especialmente carne de frangos, suínos e bovinos.

Tanto Roberto Rodrigues quanto Alexandre Mendonça de Barros acreditam que serão necessárias mais de duas safras para a recuperação dos estoques norte-americanos. “E isso se as condições climáticas forem ideais”, acrescentou o ex-ministro da Agricultura.

Fonte: Agronotícias

Compartilhe

QUEBRA DE SAFRA NOS EUA CHEGA A 90 MILHÕES DE TONELADAS
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil