Uma das certezas que os mais de 300 produtores de leite associados à COTRIJUI levaram para casa no recente 6º Seminário Regional de Pecuária Leiteira, é que a cooperativa já participa da elaboração de um projeto que irá assegurar mercado seguro para a produção, com rentabilidade garantida.
Ao abrir o encontro, na sexta-feira, 08 de julho de 2005, em Augusto Pestana, o Presidente da COTRIJUI, Carlos Poletto, reafirmou investimentos das cooperativas centrados no exigente mercado externo.
Os temas desenvolvidos têm a ver justamente com os cuidados que se deve ter na produção de leite, a fim de preservar o profissionalismo de produtores, o bom desempenho das indústrias e a plena satisfação do consumidor. “A qualidade do leite não se recupera mais, uma vez perdida”, afirmou a médica veterinária Ivone Süffert, Fiscal Federal Agropecuária do MAPA, palestrante do seminário. Seu tema, A Instrução Normativa 51, abordou questões que envolvem a qualidade do leite desde a saúde do rebanho e higiene da ordenha, resfriamento, transporte e correta industrialização, a fim de garantir o que todos têm direito: consumir leite com seu valor nutritivo.
A técnica elogiou o controle exercido pela COTRIJUI, enaltecendo a correção do programa de assistência técnica da cooperativa e o profissionalismo com que os cooperados encaram a produção leiteira.
O agrônomo Diego Langwinsk, da Nutron Alimentos, discorreu sobre o tema “a viabilidade econômica do uso de rações na propriedade” e o médico veterinário Manoel Teles Badke, professor da UFSM, falou sobre “doenças reprodutivas da vaca (enfoque leptospirose).