Numa linguagem simples e sábia, o Dr. Jaime Maia, professor da UNESP – Campus de Jaboticabal/SP situou muito bem os técnicos e produtores presentes à palestra que proferiu sexta-feira à noite (13/07) na Afucotri em Ijuí/R, sobre nematoides da soja.
As afirmações, corroboradas no Informativo COTRIJUI de domingo, (15/07) pelo professor, iniciam por dizer que é necessário estar sempre bem informado para manejar adequadamente. A redução de perdas na cultura da soja por infestação de nematoides é possível, sendo recomendado atacar antes que o nematoide ataque.
Os produtores devem se valer dos recursos disponíveis, afirmou o Dr. Maia, referindo-se à rotação de culturas, tratamento de sementes e uso de produto eficaz, citando o Avicta Completo. Os associados da COTRIJUI têm todas essas ferramentas à mão, pois a tecnologia está disponível através da CTS – Centro de Tratamento de Sementes.
O professor falou que o problema causado pelos nematoides é sentido em todo o Brasil. É microscópico, não se enxerga, por isso a ação conjunta produtor e técnico é sempre aconselhável. E isso a Cooperativa proporciona, além de dispor da tecnologia para o tratamento das sementes.
Mais informações do Dr. Jaime Maia sobre a ação dos nematoides e formas de controle podem ser consultadas neste site, clicando no Informativo COTRIJUI de domingo, 16 de julho de 2012.