A edição 2012/2013 do Programa Agricultura de Resultados COTRIJUI, PARC-SOJA como é conhecido pelos produtores associados da cooperativa entra na reta final de contratação, até esta sexta-feira dia 13 de julho de 2012 é oferecida a opção de troca de grãos por insumos diretamente pelos técnicos, gerentes e demais colaboradores. Além de uma forma de travar custos, este é o momento em que o produtor adere ao programa que vai lhe proporcionar ampla assistência técnica a cultura da soja.
Consolidado pelos resultados de seis anos de parceria o Programa deste ano tem um desafio ainda maior, passar de crescimentos consistentes de produtividade ano a ano para crescimento de múltiplos anos em apenas um. A estiagem do último ano deixou um saldo muito negativo, produtividades muito baixas chegando a zero em algumas propriedades, este quadro gerou endividamento ao produtor. Nosso compromisso com o Programa é reverter o quadro já na safra 2012/2013 com aumento substancial de produtividade aproveitando o bom momento de preços, a tecnologia disponível e a previsão de clima favorável a cultura.
Os Técnicos da COTRIJUI estão preparados e são profundos conhecedores da cultura, pragas, doenças e das necessidades nutricionais de cada estágio de desenvolvimento. Com foco nos produtores que aderem ao PARC, este profissional consegue atender de forma mais adequada todos os detalhes que não podem ser esquecidos quando se busca altos rendimentos.
O Concurso de Produtividade da COTRIJUI, em sua terceira edição está aberto à participação de todos os produtores parceiros da Cooperativa. Através do Concurso, comprovou-se a possibilidade de alcançar altas produtividades da cultura da soja na área de atuação da Cooperativa, bem como a viabilidade econômica das ações propostas pelos Técnicos e as adequações que cada produtor emprega para vencer a sua própria média. Esta forma de agir tem proporcionado aumento da experiência muito mais rápido do que cursos e treinamentos, em pequenas áreas de cinco hectares, tanto produtor quanto assistente técnico aplicam todo o conhecimento e criatividade e em seguida observam o que deu certo e o que não resultou no ganho esperado. Este exercício anual quebra paradigmas e resulta em novas recomendações para área total do produtor e para outras propriedades no ano seguinte.
A consciência de que cada propriedade é diferente e que têm necessidades maiores e/ou menores em cada componente de rendimento da cultura faz com que o Programa seja exitoso em suas propostas. Partindo de um conjunto de insumos básicos, as adaptações são feitas em conjunto entre o técnico que atende a propriedade e o produtor, determinando o ritmo de crescimento e o resultado financeiro de cada um. Tendo como premissa que eles têm que ser superior ao esperado, e as médias no contexto climático de cada ano, apenas no fator clima não podemos alterar. O restante sempre pode ser melhorado, mesmo as adversidades tem que ser pensadas criando-se um conjunto de técnicas para amenizar seus efeitos.
Para o produtor aderir ao PARC – SOJA é uma opção. Para os Técnicos da COTRIJUI é um compromisso assumido em gerar aumento de renda na propriedade.