O Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado em Ijuí com a “1ª Feijoada da Cooperação”. O evento foi promovido pela Ceriluz, Cotrijui, Sicredi Augusto Pestana RS e Unimed Noroeste/RS neste sábado, 7, e reuniu mais de 500 pessoas no CTG Clube Farroupilha. Anualmente as quatro cooperativas se mobilizam na organização de atividade que busca promover os princípios que regem o cooperativismo. Neste ano, os recursos gerados através do evento serão encaminhados à Associação Rede Gaúcha de Ação Social (Argis), responsável por arrecadar donativos e os redirecionar para entidades filantrópicas do município de Ijuí.
O objetivo principal da “Feijoada da Cooperação” foi apresentar a cooperação como uma alternativa para ajudar a sociedade, especialmente pessoas em vulnerabilidade social. O presidente da Sicredi, Antenor Vione, reforçou em nome das quatro cooperativas envolvidas que a ação abraçada por todos participantes beneficiará várias instituições do município, além de destacar que “ligadas em rede as pessoas valorizam a sustentabilidade, a qualidade de vida e buscam, no cooperativismo, a inspiração para novos negócios, ideais e transformações”.
O evento teve um brilho especial em razão de 2012 ser considerado o Ano Internacional do Cooperativismo, data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A mobilização das cooperativas teve objetivo de destacar contribuição das mesmas para o desenvolvimento socioeconômico, redução da pobreza, geração de emprego e integração social, ao disponibilizar um modelo alternativo ao sistema capitalista.
No evento estiveram presentes autoridades civis, religiosas e de vários segmentos da sociedade. Representando as cooperativas estavam os presidentes da Cotrijui, Carlos Domingos Poletto, da Sicredi Augusto Pestana RS, Antenor Vione, e da Ceriluz, Iloir de Pauli, além do diretor de Desenvolvimento Humano da Unimed Noroeste/RS, médico Carlos Henrique Françóis.