O recorde de produção da soja safrinha foi alcançado em uma área de 80ha, sem sistema de irrigação, no interior de Tupanciretã-RS, uma das regiões mais castigadas pela seca no Rio Grande do Sul, onde a produtividade média dificilmente vai ultrapassar as 20 sacas por hectare neste ano.
A tecnologia INTACTA RR2 PRO™, segundo especialistas, é inédita a nível mundial e caracteriza-se por cultivares com a tradicional resistência ao herbicida glifosato, mas agora num maior patamar produtivo e tendo ainda a resistência às principais lagartas da soja, fato que dispensa o uso de inseticidas para o controle destes insetos. Estas vantagens aumentam a rentabilidade dos produtores e proporcionam benefícios à sociedade, principalmente através de ganhos consideráveis ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores do campo.
O produtor Camilo Vianna, cooperante da CCGL TEC para produção de sementes, cedeu à área para multiplicar a soja com a nova tecnologia, na qual colheu 48 sacas por hectare.
Segundo Camilo, esta soja foi semeada somente na segunda semana de janeiro, devido à falta de chuvas na região. “As cultivares tiveram um excelente desempenho, mesmo sofrendo com a forte estiagem, conseguiram atingir altos índices de produção”, comenta.
Otimista, o produtor já planeja o plantio das novas cultivares para o próximo ano. “A soja com esta nova tecnologia semeada na época indicada e com clima favorável, certamente vai produzir mais, garantindo maior rentabilidade à propriedade”, finaliza Camilo.
O Coordenador de Pesquisa da CCGL TEC, José Ruedell, afirma que, as novas cultivares da Empresa, ainda como linhagens, também estão apresentando excelentes resultados de produção nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e que se houver as liberações encaminhadas junto ao obtentor da tecnologia e Ministério da Agricultura, já estarão disponíveis aos sojicultores no plantio da próxima safra.
Fonte: Marketing CCGL