Associados da COTRIJUI, dos municípios de Ajuricaba e Nova Ramada, visitaram a CCGL em Cruz Alta/RS na quinta-feira, dia 15 de março de 2012. Acompanharam o grupo o Vice-Presidente da COTRIJUI, Luiz Ottonelli e o Gerente das unidades, Jaime Ledur.
Nas boas-vindas, seguindo-se palestra, o engenheiro agrônomo Jair da Silva Mello, Gerente de Suprimento de Leite da Cooperativa Central Gaúcha Ltda, discorreu sobre a retomada do grupo com o projeto leite, a partir de 2003, com a reorganização da CCGL em três diferentes frentes de atuação: CCGL Lac – Compra, , industrialização e comercialização de leite; CCGL Log – Logística, transporte e Terminais Termasa e Tergrasa, em Rio Grande e CCGL Tec – Sucedânea do antigo CEP – Centro de Experimentação e Pesquisa, que adquiriu o patrimônio da Fundacep.
Jair Mello recordou a parceria da COTRIJUI desde a fundação da CCGL em 1976, e afirmou que é atualmente a Cooperativa que maior volume de leite repassa para a indústria em Cruz Alta, correspondendo a 21% da produção recebida. A planta atual armazena dois milhões de litros de leite e a capacidade de industrialização é de um milhão de litros/24 horas. A ampliação já está projetada.
No complexo da CCGL trabalham 877 pessoas, entre funcionários da indústria, técnicos da parte de campo e pesquisa, administração e direção. A indústria opera ininterruptamente. Jair Mello enfatizou a estreita relação do Grupo CCGL com as Cooperativas filiadas, citando como exemplo a COTRIJUI, que tem no presidente Carlos Poletto um dos Conselheiros de Administração, o Médico Veterinário Marcos Groff como membro do Conselho de Leite e o Engenheiro Agrônomo Mário Jung integrando o Conselho de Grãos.
Ainda pela manhã falou aos produtores visitantes o Engenheiro Agrônomo Luis Otávio da Costa de Lima, Supervisor Técnico de Leite da CCGL Lac e responsável pela difusão de tecnologia. Luis Otávio disse que a linha de pesquisa da Central foca na competitividade e retorno, baseando-se nos seguintes princípios: Manejo de pastagens e pastoreio, Seleção e teste de plantas forrageiras, Conservação de pastagens, Suplementação alimentar, Manejo do rebanho, Planejamento alimentar, Melhoramento genético de vacas leiteiras, Qualidade do leite e Controle dos custos de produção.
Segundo Luis Otávio, os resultados obtidos pelo grupo de pesquisa da Central seguem para os técnicos das Cooperativas filiadas à CCGL que os repassam aos produtores assistidos. As respostas, validação das pesquisas e dúvidas fazem então o caminho de volta, retornando para nova análise na Central.
Ainda pela manhã, o grupo visitou a indústria, obtendo informações a partir da entrada do produto até a expedição. Temas como qualidade do produto e rastreabilidade foram os que mais chamaram a atenção dos produtores.
Após o almoço Luis Otávio acompanhou o grupo em visita ao Tambo de Leite da CCGL, para observações de manejo de animais e pastos, piqueteamento e sala de ordenha.