Realizou-se na manhã desta quarta-feira (07.03), no Auditório Central da Expodireto, em Não-Me-Toque/RS, o 8º Fórum Estadual do Leite. O evento atraiu um grande número de produtores que saíram satisfeitos em função do clima de otimismo.
A programação oficial do Fórum trouxe informações do mercado de lácteos com a palestra do Zootecnista e Consultor do Mercado de Leite da SCOT Consultoria, Sr. Rafael Ribeiro de Lima Filho, e um Painel de Casos de Sucesso na Adoção de Tecnologia CCGL, apresentado por produtores associados de Cooperativas. Um debate entre produtores, apresentadores dos casos de sucesso, palestrante de mercado, dois pesquisadores convidados e público participante, encerrou o encontro em grande estilo.
“Além do investimento em tecnologia como genética e sanidade, é preciso encarar a fazenda como se fosse uma empresa”. Esse foi o recado do zootecnista e consultor do mercado de leite da SCOT Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima Filho, aos participantes do Fórum do Leite. Segundo ele, as perspectivas são boas para 2012. A tendência é de um aumento de 10 a 12 % no preço médio ao produtor, em comparação a 2011, e uma queda de até R$0,5 no custo.
“O Estado é o segundo maior produtor de leite no Brasil e qualquer impacto que se sente dentro da cadeia, se reflete dentro do mercado do leite em nível nacional. Já tivemos uma menor produção de leite nos dois primeiros meses deste ano e quem não está preparado, com certeza está tendo uma redução em função do clima e das pastagens ruins”, adianta.
O consultor acrescenta ainda: “o reflexo disso tudo é uma menor oferta para a indústria, que por outro lado, tem aumentado a concorrência. Portanto, a expectativa é das melhores. De um mercado firme no curto prazo e com aumento do preço para o produtor”, ressalta.
Se aumenta o preço, aumenta o custo de produção. Sobre a lucratividade, Rafael Ribeiro enfatiza que este é um ponto que o produtor terá que trabalhar. “O ano de 2011 foi de preço muito interessante para o produtor, com um patamar de R$0,80 por litro, levando em conta a média nacional, mas o custo de produção pesou mais no bolso. Para este ano, estima-se que o custo na alimentação, em especial, no milho deverá dar um alívio”, conclui.
Após a palestra, foram apresentados ainda painéis com casos de sucesso na adoção de tecnologias CCGL. O associado da COTRIJUI, Sr. Milton Soschinski, foi um dos produtores que apresentou os resultados obtidos em sua propriedade, localizada em Bom Sucesso, Catuípe/RS.“Os resultados de produtividade da nossa propriedade tiveram um marco a partir do ano de 2010, quando adotamos a tecnologia CCGL”, comentou Milton. A Propriedade é assistida pelo Departamento Técnico da COTRIJUI através do Médico Veterinário Marcos Groff, o qual apresentou ao público participante os indicadores de produtividade da Família Soschinski na atividade leiteira.
A Tecnologia de Produção Leiteira da CCGL está a disposição de todos os associados que entregam a sua produção junto a Cooperativa Central Gaúcha Ltda.
Foram vários os participantes que aproveitaram para tirar dúvidas com relação a atividade leiteira. O manejo correto de pastos, cuidados e apoio técnico por parte de cooperativas também foram alguns dos assuntos debatidos.