Notícias

14h04

CONSUMO É TÔNICA DA CÂMARA SETORIAL E FÓRUM DO ARROZ NESTA SEXTA

O grande destaque do segundo dia de atividades da 22ª Abertura da Colheita do Arroz, que ocorre até este sábado (25), em Restinga Sêca, são ações para incentivar o aumento do consumo de arroz. O assunto é destaque durante a 26ª Reunião da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva do Arroz, que ocorre deste a manhã de hoje, no auditório A. Neste espaço, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, fez uma explanação sobre alternativas de consumo e uma proposta de uma campanha nacional. A nutricionista Bruna Bortolotto também abordou os diferentes usos culinários de oito tipos de arroz e suas propriedades
nutricionais e nutracêuticas.

A reunião promete se estender, uma vez que alguns temas como a comercialização e a safra, devem gerar alguns debates entre os participantes. Também será aberto um espaço na pauta para que a Comissão Executiva da Feira Nacional do Arroz – Fenarroz 2012, realizem o convite oficial aos integrantes da Câmara Setorial para o evento, em Cachoeira do Sul (RS), em maio. Temas importantes como o endividamento do setor e a nova instrução normativa de classificação do arroz devem entrar nas discussões dos assuntos gerais.

O assunto volta ao debate durante o 3º Forum do Arroz, promovido pela Federarroz, a partir das 13h30min, no parque de eventos. Com o tema “Marketing do arroz mais feijão: a dupla imbatível que precisa se reinventar”, o economista Renato Caiaffo da Rocha, presidente da federação e o publicitário José Luiz Monteiro Fuscaldo , a proposta de uma campanha nacional de incentivo ao consumo do arroz e do feijão. Como debatedores, participam representantes do Ministério da Agricultura, irga, Sindarroz/RS e Aprofeijão/RS. A mediadora será a chefe geral da Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical, Beatriz da Silveira Pinheiro, que coordenou a campanha “Arroz e Feijão o Par Perfeito”, quando era chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiás.

O parque de eventos abriu os portões às 7h, quando ocorreram as inscrições dos participantes. A partir das 8h, iniciaram os roteiros à Vitrine Tecnológica. Às 9h e 14h, ocorreram os cursos e oficinas promovidos pelo Senar/RS sobre regulagem de colhedoras, secagem e armazenagem, programa Arroz na Bolsa, culinária e treinamento dos mecanismos de comercialização. Às 9h30min, have visita ao parque industrial da Cotrisel, unidade de Restinga Sêca e à Faculdade Antonio Meneghetti.

Agricultura irrigada para o Rio Grande do Sul, Tendências do Agronegócio com foco no arroz em 2012, Manejo de híbridos de arroz para altas produtividades, Perspectivas do melhoramento de arroz para agroenergia e Potencial de uso do arroz na alimentação animal e ainda, Gestão do Negócio para Lavoura de Arroz são os temas das palestras que ocorrem ao longo da tarde, das 16h às 18h, no auditório A.

Nessa quinta-feira, primeiro dia da 22ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, cerca de 1,8 mil pessoas estiveram no parque de eventos de Restinga Sêca, segundo os organizadores. Para esta sexta- feira, são esperados mais de 2,5 mil. No sábado, com grande mobilização regional pela presença do ministro Mendes Ribeiro Filho, do governador Tarso Genro e diversas autoridades, além do Movimento Te Mexe Arrozeiro, são esperados mais 7 mil visitantes em Restinga Sêca (RS).
Fonte: Agrolink

Compartilhe

CONSUMO É TÔNICA DA CÂMARA SETORIAL E FÓRUM DO ARROZ NESTA SEXTA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil