Na sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005, a COTRIJUI realizou a segunda parte de sua Assembléia Ordinária iniciada na quinta-feira com a eleição da diretoria e conselheiros. Além dos Representantes e Coordenadores das Comissões de Produção, que têm direito a voto, compareceram o Presidente da SICREDI Augusto Pestana, Bruno Van Der Sand; o Presidente da CERILUZ, José Barasuol; o Presidente da FECOAGRO, Rui Polidoro Pinto e o Prefeito Municipal de Ijuí, Valdir Heck.
Ao apresentar o Relatório da Diretoria, o Presidente Carlos Poletto fez mais que mencionar a situação econômica e financeira da cooperativa. Referiu-se ao redimensionamento dado à empresa nos últimos dez anos, período em que foi presidente. Os investimentos, as Unidades acrescentadas, o retorno da credibilidade do associado foram ressaltados, como também o engajamento da COTRIJUI em todos os eventos promocionais do Plantio Direto na Palha. Poletto referiu-se à visita recebida pelo então candidato a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e dos governadores Antônio Britto e Olívio Dutra em momentos da vida da instituição.
A importância da COTRIJUI foi ressaltada em moção aprovada pela unanimidade dos presentes e assinada pelas autoridades e dirigentes, que diz que “reforçam as ações que buscam solucionar os problemas causados pela estiagem, defasagem cambial e de comercialização e reiteram a importância da COTRIJUI, como instituição econômica e de profundo alcance social no cenário das regiões Noroeste, Fronteira Oeste e da Campanha gaúcha”. A nota prossegue dizendo que os autores da moção “Reiteram às autoridades constituídas, a necessidade de proporcionar ao segmento agropecuário atenção diferenciada, sob pena de vermos o empobrecimento do campo, a volta do êxodo rural e reflexos sociais gravíssimos”.
Tanto o Relatório quanto as contas do exercício de 2004 foram aprovadas por unanimidade, em votação que foi dirigida pelo associado Rui Polidoro Pinto. O faturamento da COTRIJUI, que era de 134 milhões em 1996, chegou aos 705 milhões de reais no final do exercício de 2004.
O Presidente da FECOAGRO, o Prefeito Valdir Heck e o Presidente da COTRIJUI em suas considerações finais referiram-se à necessidade de unir esforços para superar os problemas decorrentes da estiagem.
Ao final, foram empossados os novos conselheiros de Administração e Fiscal, bem como a Diretoria Executiva, encabeçada pelos reeleitos Carlos Poletto, presidente; Luiz Ottonelli, vice-presidente; Osmildo Bieleski, diretor secretário.
O Coordenador Geral de Representantes, Ari Ecker apresentou os números finais da eleição, informando que votaram na Chapa Oficial 2.356 associados, com um índice de aprovação de 96,72 por cento.