O Informativo COTRIJUI deste último domingo (18/12) voltou a tratar do tema: PROTEÇÃO DE CULTIVOS - os cuidados que o Produtor deve ter em cada estágio de desenvolvimento das culturas. O Engº Agrº da COTRIJUI, Marcos Daniel Kirst, falou da influência climática na cultura da soja e seus efeitos.
A seguir as orientações do Departamento Técnico da COTRIJUI:
Tendo em vista que nos últimos dias as chuvas esparsas, características deste período, não beneficiaram todas as plantações, os eventos climáticos que produzem maior impacto sobre a cultura da soja nesta época, estão ligados à atividade hídrica e à temperatura.
A baixa humidade do solo, bem como as baixas temperaturas e suas variações extremas, podem gerar stress. Fenômeno que vem acontecendo desde novembro. As variações bruscas de temperatura de uma semana para outra na região, faz com que a planta não consiga estabelecer um desenvolvimento normal e uniforme em função dos efeitos por ela sofridos.
Sem água disponível no solo, a planta tem dificuldades de desenvolvimento e diminui a sua atividade, podendo até sofrer pausas, pelo fato de que é o meio pelo qual ela transporta substâncias em seu interior. As raízes tem dificuldade de absorção de nutrientes, bem como do nitrogênio, essencial à planta. Hoje a maioria das lavouras está na fase de crescimento vegetativo, tendo um estresse hídrico menor, porém está em pleno crescimento de raízes e da parte aérea. O crescimento destes é fundamental para que a planta acumule as reservas necessárias ao seu desenvolvimento.
O plantio direto é uma forma de manejo que beneficia as plantações e que as tornam menos vulneráveis às condições climáticas ofensivas à planta. Também se deve observar a cultivar utilizada no inverno. Aquelas plantas que deixam mais raízes no solo e mais folhagem sobre ele, fazem com que o solo consiga reter maior quantidade de água, sem grandes perdas por evaporação. Para que as estruturas da planta se desenvolvam normalmente, ela deve ter condições para produzir seus aminoácidos e hormônios, que são responsáveis por manter em atividade e equilíbrio as atividades da planta, e também a obter tolerância pelo mais diversos tipos de stress.
Hoje com todos os avanços tecnológicos e no manejo, existem produtos que amenizam os efeitos negativos climáticos, entre os compostos destes produtos se encontra o ácido glutâmico, que é associado a micro e macro nutrientes que auxiliam a planta fornecendo a ela aminoácidos essenciais e condições para que ela produza as demais substancias necessárias, promovendo maior crescimento das estruturas. A COTRIJUI passou a disponibilizar aos produtores, uma linha de produtos diferenciados que auxiliam na produção dessas substâncias essenciais, que reforçam as defesas da planta.
Encerrando o Programa, Marcos Kist chama a atenção dos produtores para os primeiros focos de lagarta detectados. É necessário que se fique atento, porque em períodos de estiagem, como a que se encontra em algumas regiões, qualquer perda folhear pode causar danos.