A Cotrijui – Cooperativa Agropecuária & Industrial, com forte participação junto às comunidades dos municípios de Santiago, Unistalda , Capão do Cipó e Nova Esperança do Sul, também desenvolve nesta região, o Projeto Escola no Campo, que neste ano de 2011, contou com a participação de mais de 130 alunos.
Dentre as atividades desenvolvidas durante o ano de 2011, também foi realizado um Seminário de Capacitação aos professores, tendo como pólo o município de Santiago/RS, com a participação das escolas dos municípios de Dom Pedrito, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Unistalda, Nova Esperança do Sul, Capão do Cipó, Santo Augusto e Santiago. O evento teve a participação da consultora pedagógica Amélia Isabeth Bampi da fundação Abrinq do estado de São Paulo. Na oportunidade, os professores elaboraram um plano de ação das escolas para que o projeto Escola do Campo passe ser uma ferramenta pedagógica ainda mais eficiente na formação fundamental dos futuros produtores rurais.
No mês de novembro de 2011, foi realizado o encerramento de mais um ano letivo com uma confraternização entre os alunos, escolas, Cotrijui e Syngenta, onde todos foram agraciados com um saboroso coquetel, entrega de certificados e premiação aos alunos destaque de cada escola participante. A continuidade deste projeto foi uma solicitação forte por parte dos professores e direção de todos os colégios aos promotores do Escola no Campo, tendo em vista a importância de o tema ter agregado muita informação e qualidade aos programas pedagógicos destas instituições de ensino.
Outro fator a ser destacado, é que o Projeto Escola no Campo desperta nos alunos a consciência ambiental, focando a exploração consciente dos meios naturais para a produção de alimentos, conciliando o equilíbrio do bem estar entre o homem e a natureza.