Notícias

16h46

A IMPORTÂNCIA DOS BIORREGULADORES NA CULTURA DE SOJA

No último domingo (27/11), o Engº Agrônomo da COTRIJUI, Osmar Lohmann, abordou sobre a importância da utilização correta dos biorreguladores na cultura de soja, bem como os conceitos relativos aos produtos que se deve utilizar.

Nos últimos tempos está ocorrendo constantes evoluções relativas aos macro nutrientes e micronutrientes necessários ao desenvolvimento da planta.

Os micronutrientes são aqueles elementos químicos indispensáveis para a planta, mesmo utilizados por ela em pequenas quantidades, grande parte deles se encontra no solo, outros são encontrados nos produtos com formulação própria.

Os biorreguladores são compostos orgânicos não nutrientes que inibem ou promovem processos, podem se destacar os hormônios e os aminoácidos: os hormônios são compostos orgânicos não nutrientes de ocorrência natural de baixa concentração na planta que também inibem ou promovem processos de caráter fisiológico como morfológicos envolvidos no crescimento de raiz, de planta, de maturação, formação dos galhos, entre outros; os aminoácidos são unidades orgânicas que formam as proteínas, esses são absorvidos principalmente pelos estômatos, são responsáveis por vários processos, entre eles, o desenvolvimento articular, reserva de nitrogênio, resistência a stress. Dentre os aminoácidos, o mais importante na planta é o acido glutâmico, pois é ele é o principal transportador de nitrogênio e ele é o formador de outros inúmeros aminoácidos importantes.

Os bioativadores são compostos de biorreguladores macro nutrientes e micronutrientes, que ativam a capacidade produtiva da planta. A utilização dos bioativadores, bem como dos demais compostos citados acima, deve ser feita na situação necessária e que lhes convém, deve-se ter atenção também no que diz respeito à qualidade do produto que oferece essa composição.
Nas mais diversas etapas da produção, deste o tratamento de sementes, plantio até a sua maturação é necessário utilizar vários desses bioativadores. A partir da fase vegetativa, em sua fase reprodutiva, há outro evento, condição para elevado índice de stress, no qual a planta é estimulada a produzir diversas substâncias, nesses casos aplicamos à ela produtos que minimizem os efeitos negativos, diminuindo os impactos, fazendo com que a planta tenha menor perda de energia possível, mantendo a produtividade, obtendo assim, uma rentabilidade maior.

No momento atual, encontramos baixas temperaturas e deficiência hídrica nas plantações de soja da região. Para que os efeitos do clima não resultem em perda é necessário a utilização de bioativadores. A Cotrijui, em parceria com laboratórios, faz longos estudos com os mais diversos compostos para indicar os produtos corretos e seu manejo aos produtores, e não somente de adubos folhares que melhoram apenas o visual da planta, mas daqueles produtos que melhoram a real produtividade da cultivar.

Saiba mais sobre a aplicação de biorreguladores na cultura da soja consultando o técnico da COTRIJUI na sua Unidade de Atendimento.

Compartilhe

A IMPORTÂNCIA DOS BIORREGULADORES NA CULTURA DE SOJA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil