Além de descontraída, a tarde de quarta-feira, 09 de novembro de 2011 atingiu as expectativas dos estudantes e professores participantes do encerramento das atividades do Projeto Escola no Campo, ação em parceria da COTRIJUI e Syngenta Proteção de Cultivos em seu quinto ano consecutivo nas escolas de Nova Ramada/RS e Ajuricaba/RS.
Durante três horas o grupo aprendeu muito com a palestra do agrônomo Francisco Grzesiuk (Vest Segura) e depoimentos dos coordenadores pedagógicos e da área técnica da COTRIJUI. Participaram estudantes das escolas Dr. Roberto Löw, Dom Pedro I, Medianeira da Linha 26, Rodrigues Alves da Linha 24, João Carlini , Nelci Tobias Oedmann, Comendador Soares de Barros e Luiz Fogliatto.
O Chefe Agrotécnico da COTRIJUI e Coordenador do Projeto Escola no Campo para Ajuricaba e Nova Ramada, Fábio Pettenon, abriu os trabalhos enaltecendo a dedicação das direções, professores e alunos dos estabelecimentos envolvidos, afirmando que o ano foi de grande valia pela qualidade dos trabalhos apresentados nos concursos de desenhos e frases, bem como nos serviços a campo, casos de recuperação e manutenção de nascentes.
O Gerente Jaime Ledur falou em nome da COTRIJUI, cumprimentando alunos e educadores, bem como diretores das escolas, pela qualidade dos trabalhos apresentados, prova de que o projeto está atingindo plenamente seus objetivos. Agradeceu à Syngenta pela disponibilização de todo o material de apoio e palestrantes que, como o caso do engenheiro agrônomo Francisco (CHICO) Grzesiuk, enriquecem a vida, e a preservam, pelo alcance do Projeto Escola no Campo.
Danilo Real, RTV da Syngenta Proteção de Cultivos reconheceu igualmente que a dedicação dos educadores e o compromisso dos estudantes envolvidos com o projeto em 2011 surpreenderam à coordenação. Garantiu que não faltará apoio da empresa durante as ações programadas para o ano letivo de 2012, incluindo o suporte pedagógico da Fundação Abrinq, que tem sido um diferencial no desenvolvimento dos conteúdos do projeto.
Com currículo profissional dos mais qualificados, com passagens por empresas do agronegócio com atuação no mundo inteiro, incluindo a Syngenta, o palestrante Francisco, Diretor da Vest Segura de Cascavel, brindou a todos com uma bem ilustrada palestra enfocando “Cuidados com a saúde no trabalho com defensivos agrícolas”. Chico é idealizador do Projeto Água Viva, hoje com mais de 4.000 (quatro mil) nascentes recuperadas na maioria dos estados do Brasil, países do Mercosul, Portugal e Polônia.
“A função de vocês – disse Chico – é chamar a atenção dos pais e dos vizinhos quando eles estiverem agindo de forma não correta, sem equipamentos de proteção, colocando-se debaixo dos jatos dos defensivos ou ainda agredindo córregos, vertentes e rios!” Específico, o palestrante recomendou que a guarda dos defensivos deve ser em lugar adequado, e de acesso apenas à adultos capacitados para seu manejo; que não se deve transportá-los no mesmo veículo em que estão viajando pessoas.
Os Professores Eder Dallabrida e Neidi Bandeira, de Nova Ramada/RS, apresentaram de forma ilustrada e bastante informativa um resumo das atividades do Projeto Escola no Campo 2011. Os seguintes alunos tiveram suas frases e desenhos classificados em primeiro lugar no decorrer das atividades de 2011, e por isso receberam como prêmio um Kit escolar, uma medalha personalizada e o livro “COTRIJUI 50 anos de história”. São eles: Karen Caroline Bandeira, Eduardo Pomarenke Mafalda, Eduardo Robeck, Nicole Guse Schrenke, Karine Inocêncio Martins, Chrigor Ravier da Silva, Adriele Tauane Tremêa e Carlos Fernando Zenkner.
Aos professores que coordenaram esta fase do projeto nas escolas dos alunos premiados, foram entregues uma cesta de produtos (COTRIJUI), uma placa do Projeto Escola no Campo para ser afixado na escola e mais 100 folhas de papel ofício por aluno, para cada estabelecimento.
Ao final foram sorteados prêmios entre os professores e alunos e servido lanche.