Notícias

11h35

CUIDADOS NO MANEJO DE APLICAÇÃO

No Informativo COTRIJUI do dia 23 de outubro, o Engenheiro Agrônomo da Cooperativa, Osmar Lohmann, abordou o tema “CUIDADOS NO MANEJO DE APLICAÇÃO”. Na análise do Agrônomo, é necessário entendermos as causas dos problemas decorrentes da má aplicação de produtos.

Segundo Lohmann, uma peça fundamental no processo do manejo é o aplicador, pois é ele quem vai analisar as condições favoráveis na hora da adição do produto. Assim como é necessário ter cuidado com o pH da água na hora de sua adição, é também em se falando no manejo da pré-semeadura da soja que se inicia com as prevenções contra os invasores na lavoura. Deve-se ter atenção também àqueles invasores que desenvolveram resistência contra determinados agentes.

Para combater este tipo de problema, o manejo mais indicado pelas pesquisas é utilizar de aplicação sequencial com mecanismos de ação diferentes, em um intervalo de 7 a 12 dias podendo realizar o plantio em seguida. Deve-se observar, porém, que a utilização de diferentes produtos requer atenção nas formas com as quais são aplicados, é necessário maior cuidado com as recomendações de cada produto, cuidando vazão e gota produzida, bem como os bicos disponíveis no mercado de diferentes tamanhos e a peneira que deve ser respectiva ao tamanho deste bico. Cada um possui um limite de vazão que deve ser observado, quando a vasão limite for ultrapassado, pode ocorrer de a gota ser quebrada. O tamanho do bico vai determinar a abrangência e a profundidade das gotas, as gotas médias atingem maior profundidade e menor abrangência na superfície da folha, a gota menor, atinge maior abrangência na superfície da planta e menor profundidade. A escolha vai depender do objetivo que se quer atingir.

Analisar as condições climáticas favoráveis à aplicação é um procedimento com o qual previne a ocorrência de problemas quanto à eficácia dos defensivos. Os ventos acima de 10 Km/h, temperaturas elevadas acima de 28 e 30°C, umidade relativa do ar baixa a cerca de 60%, podem causar deriva, evaporação e diminuição da vida útil da gota, os óleos adesionantes são importantes para se evitar tal perda, porém ainda é necessário observação das condições climáticas.

Informativo COTRIJUI, informações tecnológicas e institucionais ao quadro social da Cooperativa, em cadeia de rádio todos os domingos, das 08hs às 08:15.

Compartilhe

CUIDADOS NO MANEJO DE APLICAÇÃO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil