Realizou-se no município de São Luiz Gonzaga/RS, na sexta-feira, 26, o 4º Encontro Estadual de Produtores de Milho do RS, iniciativa da APROMILHO com apoio da ABRAMILHO, Fecoagro/RS, COOPATRIGO e COTRIJUI. Aproximadamente 500 convidados lotaram as dependências da Associação dos Funcionários da Coopatrigo.
Palestrantes convidados opinaram sobre os desafios de clima e mercado que a cultura enfrentará entre o segundo semestre de 2011 e o próximo ano, mas foram unânimes em aconselhar os produtores a investirem na lavoura de milho.
O analista de mercado Paulo Molinari chegou a afirmar que o ano é excepcional para o milho brasileiro, considerando a quebra da safra dos Estados Unidos. Sua opinião é de que os bons preços deverão se manter e que, se porventura caírem, não será especificamente pelo mercado de grãos e sim devido à crise mundial. Recomendou que os produtores observem atentamente os dados da economia mundial, como PIB, oferta de empregos e comércio. Molinari fez mais uma observação: que os produtores de milho não esperem colher para depois vender. Com o cenário atual, é aconselhável vender logo.
O atual Presidente Executivo da ABRAMILHO – Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Alysson Paolinelli, reafirmou o momento positivo vivido pelas commodities. Disse que aceitou o desafio de integrar a ABRAMILHO para mobilizar os produtores na busca efetiva de um seguro agropecuário e buscar pelo menos duplicar a produção de milho no país, hoje em torno de 53 milhões de toneladas. “Se aqui no Rio Grande do Sul produzimos as mesmas médias obtidas pelos americanos, o que nos impede de dobrar ou triplicar a produção”? Disse que na década de 70, quando Ministro da Agricultura do Governo Geisel por cinco anos, aprendeu muito com os produtores. “Na época, éramos importadores de arroz, milho, quase 100% do trigo consumido, leite e até carne. Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos para o mundo”, disse Paolinelli. “Os agricultores brasileiros produzem o suficiente para alimentar 160 milhões que residem nos centros urbanos do país e ainda exportamos em grande escala”. Sugeriu maior organização em torno da cultura do milho. “Estou no meio de quem sabe produzir. Não podemos depender da alta e baixa dos preços. Vamos formar um quadro sólido na ABRAMILHO para que a entidade seja vista e respeitada. Por quê não temos seguro? A lei existe, por quê o governo não dá respostas?”concluiu o Presidente Executivo da entidade.
Na abertura do encontro o Presidente da APROMILHO, Cláudio Luiz de Jesus justificou a escolha de São Luiz Gonzaga para sediar o 4º encontro: “Estamos em região que prioriza a irrigação e transforma o milho produzido em rações e carnes, sendo um dos fortes exemplos o frigorífico da COTRIJUI”. Cláudio de Jesus anunciou que o encontro dos produtores de milho em 2012 poderá ser realizado em Santa Rosa.
No período da tarde os Senhores Valdinei Donatto – Engenheiro Agrônomo, Paulo Pires – Presidente da Coopatrigo e José Domingos Teixeira – Gerente Tec. e Operacional da Fazenda Tarumã, proporcionaram um importantes Painel de Debates sobre Irrigação para cultura do milho. Encerrando o evento, o Diretor da Metsul Meteorologia, Sr. Alexandre Aguiar, discorreu sobre as Perspectivas Climáticas para a Cultura do Milho e Culturas de Verão.