O projeto “Desenvolver os Sistemas de Produção Agropecuários do Noroeste do RS”está sendo desenvolvido aos associados da COTRIJUI em parceria com o SEBRAE, abrangendo propriedades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
A programação tem em vista uma trilha de capacitação onde está inserido o curso D’Olho na Qualidade Total Rural, o qual tem por objetivo orientar e conscientizar os proprietários de empresas rurais à implantação do programa 5 S's através de incorporação de seus princípios que estão divididos nos seguintes módulos:
Módulo 1: Sensibilização – tornar os participantes do programa cientes do método e das responsabilidades, obtendo o compromisso de cada um.
Módulo 2: Descarte – identificar e separar o que é necessário e o que pode ser dispensável para a realização das tarefas.
Módulo 3: Organização – determinar e identificar cada objeto colocando em seu lugar. Organizar e programar a rotina de trabalho, anotando e comparando dados.
Módulo 4: Limpeza – manter ambiente e equipamentos limpos e em condições de uso produtivo.
Módulo 5: Higiene – cuidar da saúde, bem estar, segurança e disposição para o trabalho, garantindo a qualidade de vida.
Módulo 6: Ordem mantida – cumprir com perseverança o que foi determinado nas etapas anteriores. Melhorar constantemente as tarefas para os bons resultados da empresa.
A implantação do D’Olho na Qualidade Total Rural significa desenvolver novos hábitos laborais para que o bem-estar físico, psicológico e moral de todos os trabalhadores e relacionados seja cada vez melhor. Para que isso ocorra de forma harmônica, o empresário rural é orientado sobre como proceder em cada etapa desse processo.
Os produtores já realizaram a seguinte programação:
- Curso Despertar Rural – 16h;
- Consultoria diagnóstico – 4h (visita ás propriedades);
- Curso Planejamento na Empresa Rural – 12h;
- Curso D’Olho na Qualidade Total Rural – 24h de curso + 5h de consultoria individual na propriedade;
- Visita técnica a EXPODIRETO em Não-Me-Toque.
Posterior ao término do D'Olho ainda estão previstas as seguintes programações:
- Curso Custos na Empresa Rural – 20h;
- Negócio Certo Rural - 30h de curso e 6h de consultoria;
- Visita técnica a propriedade rural em Pinhalzinho/SC.
Além desta capacitação, 16 produtores dos grupos de Ajuricaba, Jóia, Ijuí e Augusto Pestana estão recebendo consultoria em meio ambiente para adequação ambiental e solicitação de licenciamento junto aos órgãos competentes.
Dentro do cronograma previsto, no dia 24/08/2011 acontecerá o encerramento do D'Olho na Qualidade Total Rural do grupo de Ajuricaba e Ijuí. O evento terá início às 13h e 30min, na AFUCOTRI de Ajuricaba.