A Divisão de Comunicação Social, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), está organizando dois documentos resultantes da 56ª Reunião Técnica do Milho e 39ª Reunião Técnica Anual do Sorgo realizadas, recentemente, no campus da Unijuí. O trabalho envolve a publicação com as “Indicações técnicas para o cultivo do milho e do sorgo no RS”, além de Atas e Resumos.
Segundo a coordenadora do Programa de Editoração e Publicações, pesquisadora Lia Rosane Rodrigues, o material estará disponível online, em CD e impresso. Durante o evento, foram apresentados 40 trabalhos de várias instituições, entre elas: Fepagro, Embrapa, Ufrgs, UFSM, Udesc, IFRS e Unijuí. As pesquisas desenvolvidas na Fepagro foram apresentadas pelos agrônomos José Paulo Guadagnin, de Veranópolis, e Zeferino Genésio Chielle, de Taquari. Guadagnin fez a apresentação de cinco trabalhos na Comissão de Genética, Melhoramento e Tecnologia de Sementes sobre os resultados da Rede Estadual de Avaliação de Cultivares de Milho.
Conforme o pesquisador, foram realizados cinco ensaios com 47 experimentos na safra 2010/11 em todo o Estado. O agrônomo falou do trabalho de Avaliação de cultivares de milho de ciclo precoce, superprecoce e com tecnologia Bt. Já o pesquisador Zeferino apresentou o Ensaio sul-rio-grandense de sorgo silageiro. O evento teve como promotores, além da Fepagro, a Emater/RS-Ascar, a Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), a Cotrijuí, a Unijuí e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju).
Fonte: Agrolink