Um jantar festivo, na Associação dos Funcionários da COTRIJUI – AFUCOTRI, sábado à noite (21/05) reuniu lideranças e voluntários para celebrar os 30 anos de existência do Hospital Bom Pastor de Ijuí.
Ao saudar os presentes, dentre os quais o Prefeito Fioravante Ballin, Presidente e Vice-Presidente da COTRIJUI, Carlos Poletto e Luiz Ottonelli, Presidente da UNIMED Noroeste, médico Leandro Roberto Oss Zambon, Presidente da Fecoagro/RS, Rui Polidoro Pinto, a Diretora Executiva do Bom Pastor, Rosane Schiavo agradeceu à Cooperativa pela iniciativa de prestar a homenagem através daquela celebração. Lembrou que o momento histórico deve-se à determinação dos associados da Cooperativa que ainda na década de 70 se mobilizaram e reivindicaram a COTRIJUI que pensasse e auxiliasse na busca de alternativas para melhor atendimento à saúde. Deu-se então, em 1981, o início da vida do Hospital Bom Pastor de Ijuí, sob administração da Cooperativa, o que ocorreu até o final da década, juntamente com as casas de saúde de Santo Augusto, Coronel Barros e Jóia. A partir de então as próprias comunidades, sempre assessoradas pela COTRIJUI, assumiram a administração dos hospitais.
No jantar, ficou manifesto o agradecimento aos agricultores, aos médicos e colaboradores do Hospital, ao quadro social, ao Poder Público nas esferas municipal, estadual e federal, a Câmara de Vereadores, aos parlamentares estaduais e federais, aos senadores, empresários de Ijuí e região, aposentados e pensionistas, clubes de serviços Lions e Rotary, Gabinete da 1ª Dama, as empresas e entidades parceiras, aos hospitais co-irmãos, as igrejas, a imprensa, aos voluntários, a comunidade de modo geral, e a dedicada Diretoria do Hospital, através da qual foram homenageadas as que a antecederam.
Em pronunciamentos, o atual Presidente da Associação Hospitalar Bom Pastor, Marco Aurélio Ferreira, o Vice-Presidente da COTRIJUI, Luiz Ottonelli e o prefeito municipal Fioravante Ballin destacaram a importância da saúde para a comunidade regional e a excelência de serviços que o Bom Pastor tem prestado nestes 30 anos. Todos desejaram vida longa ao Bom Pastor, pedindo que as comunidades continuem a acolher as necessidades que em breve resultarão na inauguração de um bem equipado hospital, referindo-se à nova sede do Bom Pastor, em construção.
Em um brinde conjunto e acendimento de velas no bolo dos 30 anos, foram homenageados os médicos mais antigos no corpo clínico do hospital, Marco Túlio Somavilla Duarte, Auro Heuser, Jorge Montardo e a funcionária que iniciou quando o hospital abriu as portas, Jussara Batista.