Nos dias 16 e 17 de maio, Ijuí/RS irá sediar o VI FÓRUM NACIONAL DO TRIGO. Além de atualizar as informações produzidas nas edições anteriores, este ano, o fórum dará ênfase a debates sobre a importância econômica, social e ambiental da cultura do trigo.
A convite da Cooperativa Agropecuária & Industrial (COTRIJUÍ), EMBRAPA Trigo e EMATER/RS-ASCAR, promotoras do VI FÓRUM NACIONAL DO TRIGO, especialistas em tendências de mercado, pesquisadores e lideranças envolvidas na política da triticultura nacional estarão presentes em Ijuí/RS, apontando os rumos do mercado interno e externo para o trigo, perspectivas de clima, custo de produção e material genético. Estima-se a presença de 500 participantes no evento.
Ao falar sobre os preparativos para o evento, o presidente da COTRIJUI, Carlos Poletto, disse que um dos principais enfoques da programação será oferecer ao público formas de conhecimento da cultura do trigo, a partir da produção, volumes e demandas, políticas públicas e grau de importância no contexto sócio-econômico do estado e do país.
A instalação do VI FÓRUM NACIONAL DO TRIGO, será às 19h, do dia 16 de maio, na Sociedade Ginástica de Ijuí (Sogi). Na sequência, o Secretário Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Fábio Galvão Bueno Trigueirinho, irá palestrar sobre “A Economia Mundial e o Agronegócio Brasileiro”.
No dia seguinte, dia 17 de maio, após os credenciamentos, o Gerente Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), Flávio Turra, irá tratar do tema central do fórum, “A importância Econômica, Social e Ambiental do Trigo”.
Completarão a programação os seguintes painéis:
- Fatores que Influenciam na Produção do Trigo: meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Luiz Renato Lazinski, apresentará as perspectivas climáticas para as próximas safras; Custos de Produção será o tema abordado pelo consultor técnico da Fecoagro, Tarcísio Minetto; e o diretor técnico da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), José Ruedell, apresentará o tema Material Genético x Mercado; mediará este primeiro painel o chefe geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto.
- Perspectivas de Mercado para o Trigo Brasileiro: será o tema do segundo painel que trará o doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris/França, Prof. Argemiro Luis Brum, que abordará as Possibilidades e Necessidades para o Trigo Brasileiro Acessar o Mercado Externo; já o painelista e analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Paulo Magno Rabelo, apresentará as Perspectivas para o Mercado Interno de 2011; será mediador, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto.
Nos próximos dias, produtores, lideranças agropecuárias, autoridades ligadas ao agronegócio, empresários, profissionais técnicos, extensionistas e estudantes receberão os convites e a integra da programação do Fórum, que também poderá ser acessado via eletrônica através do site: www.cotrijui.coop.br.