Notícias

11h38

AÇÃO DA COTRIJUI OBTÉM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O plástico é um componente comum da vida moderna, utilizado em todos os tipos de embalagens e aplicações domésticas e comerciais. Dentre as vantagens está o baixo custo, leveza, resistência, impermeabilidade a gás e água, transparência, propriedades de selagem e qualidade de impressão. Mesmo sendo um material tão útil e econômico, o plástico se tornou um problema quando o descarte se fez necessário.

Pensando nisso, a COTRIJUI, através de sua rede de Supermercados, de forma pioneira no Rio Grande do Sul, buscou no ano de 2007 alternativas que pudessem amenizar parte dos impactos ambientais provocados pelo destino indevido dos materiais plásticos, em específico, as sacolas plásticas utilizadas para acondicionar as compras dos clientes na sua rede de lojas e Supermercados, e desde então, adotou a utilização das sacolas oxibiodegradáveis, material produzido com o componente d2w que agiliza o processo de decomposição do plástico e de tecnologia da Symphony Environmental Technologies da Inglaterra.

Enquanto o plástico comum pode demorar até 400 anos para se decompor, o oxi-biodegradável estará incorporado e degradado em menos de dois anos. Os plásticos oxi-biodegradáveis d2w estão de acordo com o modelo re-use, recicle e reduza, por isso são ambientalmente desejáveis.

Fruto desta iniciativa, na tarde desta quinta-feira, 28 de abril de 2011, a COTRIJUI recebeu o Dr. Telmo Ojeda, cientista membro do conselho da Oxo-biodegradable Plastics Association, de Eduardo Van Roost da RES BRASIL Ltda e de Clóvis de Oliveira Lopes, diretor da POLIFILME. O objetivo da visita era fazer a entrega do certificado da Oxo-bidegradable Plastics Association à COTRIJUI, pelo emprego de embalagens oxibiodegradáveis de forma pioneira no Rio Grande do Sul, e desta forma, reduzindo os impactos ambientais.

Segundo Eduardo Van Roost, a segurança e a qualidade dos clientes da RES Brasil, parceira exclusiva da tecnologia d2w fabricada pela Simphony, são rastreados e a POLIFILME se credenciou e em 2007 entregava o produto acabado à COTRIJUI.

Van Roost falou que a sacola oxi-biodegradável tem em seu DNA a não agressão ao meio ambiente. “Na década de 70 as embalagens de papel foram demonizadas, pois seriam a causa de desmatamento. Hoje a bola da vez é a sacola plástica, é tida como vilão do ambiente”. No entanto, afirmou que somente o plástico tem a condição de utilidade e baixo custo e que, pesando cinco gramas, consegue embalar oito quilos (8.000 grs). Então, com a tecnologia limpa, sem toxicidade, de degradação mais rápida, segura e com menor impacto ambiental, vem sendo possível prestar bons serviços à vida agitada da sociedade, através do d2w.

O Presidente Carlos Poletto disse à comitiva que o reconhecimento premia a ação conjunta da COTRIJUI com seus fornecedores, que há quatro anos investiram na busca de resultados diferenciados. Sobre a distinção da OPA – Oxobiodegradable Plastics Association, afirmou que não só a área de varejo, com sua rede de supermercados, mas o quadro associativo e de funcionários da COTRIJUI, como um todo, agradecem pelo Certificado. Ele vem confirmar as múltiplas ações da Cooperativa em respeito e defesa do ambiente natural, a partir da difusão do Plantio Direto na Palha, preservação das nascentes, respeito à mata ciliar, repovoamento de rios com peixes nativos e outras.

Fez a entrega do certificado o Dr. Telmo Ojeda, representando os 87 membros da OPA, distribuídos em 72 países. O conselheiro da Associação disse que entre os membros encontram-se cientistas, fabricantes, fornecedores, distribuidores e usuários finais do plástico oxi-biodegradável.

O Presidente da COTRIJUI disse à comitiva que a demonstração serve de incentivo para que a Cooperativa continue praticando e apoiando ações preservacionistas. Na oportunidade, fez a entrega de produtos industrializados pela Cooperativa aos visitantes.

Compartilhe

AÇÃO DA COTRIJUI OBTÉM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil