Com quorum superior a dois terços, entre Representantes e Coordenadores das Comissões Setoriais de Produção, a Assembléia Geral da COTRIJUI aprovou por unanimidade na sexta-feira, dia 25 de março de 2011, as contas relativas ao exercício de 2010. Ao instalar a assembléia, o Presidente Carlos Domingos Poletto agradeceu a dedicação dos demais integrantes da Diretoria, Conselheiros de Administração e Fiscais na análise dos números que agora iriam à apreciação e votação. Assim que apresentados pelo presidente e pelo contador Lotar Reinheimer, o Relatório do Conselho de Administração, o Balanço com Demonstrativo de Sobras e Perdas e Notas Explicativas, mais os pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Externa, foram aprovados por unanimidade pelos participantes, em ato conduzido pelo presidente da FECOAGRO, Rui Polidoro Pinto, indicado para coordenar esta parte da assembléia.
Um dos itens da ordem do dia previa a eleição do Conselho Fiscal para o exercício 2011/2012. Foram eleitos e empossados em decisão igualmente unânime da assembléia, os seguintes produtores: Efetivos – Izalino Franchini Pavinato, Tenente Portela; Oldemar Paschoal, Augusto Pestana e Otávio Pretto, Ajauricaba. Suplentes - Cláudio José Paschoal, Jóia; Luiz Carlos Fava, Coronel Bicaco e Paulo Dalmaso de Dom Pedrito. O Presidente da COTRIJUI agradeceu aos que deixavam o Conselho Fiscal obedecendo o estatuto e sistema de rodízio entre as Unidades, conclamando para que continuem a emprestar sua experiência na observação contributiva às ações da cooperativa. Também abriu as portas aos novos conselheiros, colocando-se e aos demais dirigentes à inteira disposição para a realização de tão importante função.
Também importante o item que previa a posse dos novos Coordenadores das Comissões Setoriais de Produção, cuja escolha já havia sido referendada em encontros anteriores envolvendo membros das próprias comissões, representantes e associados em geral. Tomaram posse os seguintes associados: Ijuí: Comissão de Grãos – Cláudio Luis de Jesus; Leite – João Commandeur e Suínos – Ênio Sadi Tiecher; Santo Augusto: Grãos – Aquiles Tadielo Durlo; Leite – Vitélio Schio e Suínos – Ilson Pauvels; Tenente Portela: Grãos – Paulo Trentin; Leite – Eder Broetto e Suínos – Valmir Luis Peter; Jóia: Grãos – Rudimar Keller da Silva; Leite – Jaime Andreatta e Suínos – Devanir Burtet; Coronel Bicaco: Grãos – Lourenço Gilberto Fava; Leite – Rosane Primo Gaviraghi e Suínos – Carlos Alberto Bariquello; Chiapetta: Grãos – Enori José Fritzen; Leite – Remi José Fortuna e Suínos – Orides Blanz; Ajuricaba: Grãos – Olívio Calgaro; Leite – Milton José Dallabrida e Suínos – Valdomiro Antônio Pettenon; Augusto Pestana: Grãos – Pércio Hoerle; Leite – César Gatelli e Suínos – Otílio Sulzbach; Dom Pedrito: Grãos – Moizés Aires Teixeira.
No encerramento da assembléia usou da palavra o Presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS – FECOAGRO, associado da COTRIJUI Rui Polidoro Pinto. Resumiu o momento do agronegócio entre o ruim, por não permitir às Cooperativas acesso aos recursos do BNDEs e o bom, pelo avanço da classe produtiva em tecnologia e produtividade, podendo fazer frente aos resultados bastante reduzidos. Na conclusão dos trabalhos o Presidente da COTRIJUI reiterou a gratidão aos associados e famílias, funcionários, cooperativas co-irmãs e empresas fornecedoras, bem como aos poderes públicos, por buscarem em conjunto a defesa dos interesses da coletividade.