Notícias

17h28

COTRIJUI PRESTA CONTAS DA REESTRUTURAÇÃO E INVESTIMENTOS EM 21 ENCONTROS COM ASSOCIADOS

Entre os dias 23 de fevereiro e 23 de março, a Diretoria da COTRIJUI coordenou reuniões em todas as suas Unidades de Negócios, totalizando vinte e uma reuniões. O objetivo dos encontros foi informar ao quadro social da Cooperativa as ações mais recentes do projeto de Reestruturação, os investimentos feitos no ano de 2010 e as adequações projetadas para agilizar e qualificar ainda mais os processos de recebimento, armazenagem, e em especial, a produção de sementes.

Em se tratando de período pré-colheita de soja, o Diretor de Operações e Logística, Eno Ruppel, dava início aos encontros falando sobre “Perdas na Colheita de Soja”. Sua linha de pensamento começava por mostrar que a média de perdas na colheita ainda está muito acima dos níveis aceitos pelos pesquisadores da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Segundo os estudos, é aceitável que haja perda de até 45 quilos de soja por hectare colhido. No entanto, no Rio Grande do Sul a média é bastante superior, chegando a 2,2 sacas por hectare. Ruppel, que nos últimos anos vem realizando estudos para auxiliar os produtores a reduzir tais perdas, mostrou as conquistas de sojicultores de Cambé, norte do Paraná. Depois de onze anos de cursos para treinamento de operadores de colheitadeiras e dos produtores em geral, os agricultores do lugar chegaram a média de 23 quilos de perda por hectare.

Na visão do Departamento Técnico da COTRIJUI, com alguns cuidados na regulagem do maquinário, sem dispensar os cuidados com solo, plantio e outros, é possível reduzir as perdas para diminuir esta média. Segundo o Diretor Eno, há na área de ação da COTRIJUI produtores com volumes bem reduzidos de perdas na colheita.
Outro destaque em suas palestras foi o ponto de colheita. Afirmou que soja com menor teor de umidade torna-se menos densa, levando o produtor a entregar mais matéria seca do que seria necessário. Assim, se o produto for colhido com percentual maior de umidade, o produtor não perderá ganhos se comparado com a soja com índices abaixo dos 14 por cento.

O presidente da COTRIJUI, Carlos Domingos Poletto, sempre iniciou suas participações agradecendo pela excelente receptividade do quadro social aos programas e procedimentos da Cooperativa. Como introdução, fazia uma análise retrospectiva da economia mundial após a crise de 2008. “A lição que aprendemos com essa crise é que as nações se adequaram, fazendo girar recursos”. Referindo-se à reestruturação da COTRIJUI planejada após completar 50 anos e iniciada com a adequação de seu Estatuto Social, o Presidente afirmou que muitas das estruturas operacionais estão em processo de adequações para melhorar o atendimento e em atendimento pela própria legislação.

Parte dos investimentos foi para adequar os processos de informação às exigências legais e maximizar em tempo e qualidade as ações operacionais de toda a Cooperativa, suas Indústrias, Supermercados e Postos de Combustíveis. Desde o início de 2011está em operação um novo sistema de informatização.

Destaque também para a Produção das Sementes COTRIJUI, com objetivo de oferecer toda a tecnologia já conhecida produzindo com maior rapidez, qualidade e quantidade, sementes de culturas diferentes conforme a orientação técnica e a exigência de cada produtor.

Outros assuntos comentados como a produção de trigo, o novo investimento da CCGL-Lácteos, que dará início à construção de sua segunda torre de produção, ampliando a capacidade para beneficiar dois milhões e duzentos mil litros de leite por dia; e sobre a cultura de arroz, que em ano de boa safra, vê seus preços de mercado sem forças para cobrir os custos.

Carlos Poletto afirmou ainda, que o crescimento da COTRIJUI é notório. Ampliou suas fronteiras, levando seus serviços e produtos a mais municípios, cujos produtores foram receptivos aos Programas de Agricultura de Resultados, Agricultura de Precisão, Mútuo de Sementes, Pacotes Tecnológicos e a assistência técnica própria de um organismo associativo, que prioriza a união de todos.

Ao final, mais uma vez o Presidente agradecia a compreensão de todos pela paciência e fidelidade demonstrados nos momentos difíceis, creditando ao profissionalismo do quadro social o fato de a COTRIJUI ocupar lugar de destaque no setor agropecuário Riograndense e Brasileiro. Os membros da diretoria eleita se revezavam na presença aos encontros. O vice-presidente Luiz Ottonelli e o Secretário Osmildo Bieleski estavam presentes sempre que a agenda permitia.
Comparado com anos anteriores, aumentou muito na média a participação de produtores nos encontros, ainda que coincidindo com início da colheita. Também cumpre destacar a presença de mulheres e crianças, tão significativas quando se debate ações cooperativas visando as futuras gerações.

Compartilhe

COTRIJUI PRESTA CONTAS DA REESTRUTURAÇÃO E INVESTIMENTOS EM 21 ENCONTROS COM ASSOCIADOS
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil