Notícias

10h32

IJUÍ SEDIA INÍCIO DA COLHEITA DE MILHO DO RS

O Presidente da APROMILHO – Associação dos Produtores de Milho do RS, Cláudio de Jesus, coordenou e deu início ao ato inaugural da colheita de milho no estado, ato que contou com a presença do Secretário Luiz Fernando Mainardi, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, representando o Governador Tarso Genro.
Claudio de Jesus agradeceu ao associado da COTRIJUI, Sr. Antenor José Vione, proprietário da lavoura que sediou a solenidade, no Distrito de Barreiro, em Ijuí e sintetizou sua fala de saudação às autoridades presentes e de cunho reivindicatório ao Governo do Estado, em três itens:

1º - Que a irrigação seja fortalecida por mecanismos e apoio oficiais no estado;
2º - Que o Governo intervenha para a estabilização do Preço Mínimo do Milho;
3º - Que seja criado um seguro agrícola específico para a cultura do milho.
Reiterou agradecimentos ao Secretário Mainardi afirmando que pela primeira vez o início da colheita de milho no Rio Grande do Sul tem caráter oficial, a exemplo do que já ocorre com outras culturas há mais tempo.

Em nome dos diversos prefeitos de municípios da região presentes, vice-prefeitos e secretários municipais, falou o Prefeito Fioravante Batista Ballin, chefe do executivo Ijuiense. Ballin afirmou ver no Secretário Mainardi um político de visão municipalista e por isso apresentou as credenciais de Ijuí: que o município é destaque na produção e comercialização de forrageiras, é o segundo porto seco do estado e tem seu potencial na agricultura. Finalizou reafirmando a fala do presidente da APROMILHO, dizendo que Ijuí e região são destaques na cadeia do milho com possibilidade de melhorar a produtividade.

O Secretário Mainardi após saudar a todos, referiu-se ao início da colheita de milho como um ato histórico. Por ser a primeira em caráter oficial e de um significado tão importante para a sociedade. Falou que o Estado não produz, ajuda a produzir. Enfatizou que na disputa pelos cereais (energia e alimentos) o mundo volta seus olhos para o milho e potencial produtivo do Rio Grande do Sul. “Precisamos produzir no mínimo as necessidades próprias de consumo. O milho é a cultura que mais agrega valor, se comparada com feijão e arroz. Esta cultura é o principal insumo na produção de suínos, aves e suporte maior na pecuária leiteira”, disse o secretário.
Acrescentou que do Governador Tarso Genro recebeu o compromisso de tudo fazer para que a atividade gere mais renda. “É essa a motivação, para que empresas como a COTRIJUI e outras do setor busquem mais tecnologia para aumentar a produtividade. Logo queremos nos tornar um grande produtor de milho e retomar o papel do estado e passar a fazer aquilo que a COTRIJUI está mostrando hoje em seu Campo Tecnológico Culturas de Verão 2011”.

No encerramento do ato o secretário recebeu sacolas com produtos da região, especialmente derivados da cultura de milho. Coube ao Diretor Secretário da COTRIJUI, Osmildo Pedro Bieleski fazer a entrega de uma das cestas. Disse que o fazia em nome das empresas e instituições presentes e na condição de representante do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS e da ABIPECS.
O produtor anfitrião, Antenor Vione, agradeceu à Apromilho a iniciativa e afirmou ter se sentido muito honrado em emprestar sua propriedade para o ato.

Compartilhe

IJUÍ SEDIA INÍCIO DA COLHEITA DE MILHO DO RS
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil