Notícias

16h53

MICROPROCESSADOR AUXILIA NA QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO LEITEIRA

Com a simplicidade peculiar de uma família interiorana e com tradição na produção de leite, os associados da COTRIJUI, Benno e Elsa Dorn e os filhos Alan e Elen continuam prestando atenção ao mercado do leite e do milho. Só que nas últimas semanas o destaque na propriedade situada na Linha 15, município de Ajuricaba, é o microprocessador projetado para a administração de cada ponto da ordenha.

O jovem e idealista Alan afirma que a decisão de investir no aparato tecnológico deve-se muito à empresa fornecedora e a assistência técnica da COTRIJUI. “Só a diminuição do tempo de ordenha justificaria a compra, mas tem mais vantagens. Como no verão as vacas são ordenhadas três vezes ao dia, são 90 minutos a menos. Diminui o estresse dos animais que não demoram na preparação e ordenha, reduz o número de pessoas envolvidas que se dedicam a outras tarefas, além de economizar gastos com energia e medicamentos”.

A irmã Elen, também favorável ao investimento, acrescenta: “Já nos primeiros dias foi sensível o melhora na qualidade do leite. Comprovando o que os técnicos haviam informado, com a Válvula Dupla que está interligada à válvula do leite, um pistão extrator remove a unidade de ordenha quando não há mais fluxo de leite no coletor, evitando a sobre ordenha, conhecida inimiga pelos casos de mastite que sempre provoca”.

Na propriedade dos Dorn, circulam 129 animais entre terneiras, novilhas, vacas secas e as que estão em lactação, atualmente cinquenta. Da área própria de 25 ha, dezenove são destinados à cultura de milho e pastagens, pois a família dedica-se à pecuária de leite há mais de quarenta anos.

Seu Benno e dona Elsa ressaltaram o profissionalismo dos técnicos fornecedores do sistema do MC 200 e da assistência técnica da COTRIJUI. Eles acompanharam a família nos estudos anteriores à implantação do sistema. Fácil de operar, pois não interfere no manejo, antes facilita, o equipamento ganhou a simpatia de todos na família, que atuam em rodízio nos momentos de ordenha.

MC 200 com sua alta performance se ajusta automaticamente no momento da ordenha pois a relação e a taxa de pulsação se adequam individualmente a cada vaca, não necessitando acionamento de botões e assim proporcionando uma ordenha ágil e eficiente.

Outro benefício do MC 200 é que é possível programar a quantidade de ração para cada animal, pois a cada ordenha o equipamento exibe precisamente a produção de leite de cada vaca.
Informação útil para saber se a vaca está bem, mantendo a produtividade, ou se requer cuidados. Hora de trocar idéia com a assistência técnica.

O MC 200 é um sistema avançado em tecnologia de gestão de rebanhos. Informe-se com nossos atendentes nas Lojas COTRIJUI.

Compartilhe

MICROPROCESSADOR AUXILIA NA QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO LEITEIRA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil