Notícias

18h58

EXPOIJUI É REFERÊNCIA NACIONAL PARA O AGRONEGÓCIO

Extremamente importante para a cadeia produtiva, a EXPOIJUI/FENADI 2010, que ocorre de 08 a 19 de outubro no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann em Ijui/RS, é um espaço aberto para o conhecimento e investimentos em novas tecnologias que possibilitam uma melhoria de produtividade nas atividades agropecuárias.

Parte integrante deste evento, a COTRIJUI se faz presente com ótimas oportunidades de negócios em seu stand Agropecuário e demonstrando as novidades dos produtos industrializados nas marcas TCHÊ, Cereais COOPER, Arroz LEVIESTI e CASABELLA, Vita COTRIJUI (Rações e Suplemento Mineral) e Massas MASSOLINI. Dê-nos o prazer de sua visita.

Palco de excelentes debates e discussões relacionados ao agronegócio brasileiro, na EXPOIJUI/FENADI 2010, já foram discutidos estímulos aos produtores de milho, como garantia de preço mínimo para o produto, considerado um sistema seguro para os produtores, como incentivos para a primeira safra e a possibilidade de vender o grão na bolsa com auxílio do governo. A promoção foi da APROMILHO/RS que trouxe o Sr. Odacir Klein, procurador da ABRAMILHO, para falar sobre “A GEOGRAFIA DO MERCADO DO MILHO”.

O executivo ressaltou a falta de recursos para a primeira safra de milho e o desestímulo ao plantio do grão nos locais próximos do consumidor final. "A maior parte do milho produzido na segunda safra deveria ser destinada à exportação". Segundo ele, ainda, o governo precisa fomentar a utilização do milho na indústria, principalmente nas regiões que não conseguem consumir todo o grão produzido. "A região Centro-Oeste, por exemplo, tem excedente e dificuldade de escoar o milho para os portos, por isso acaba havendo acúmulo do grão", aponta.

Outro tema promovido pela APROMILHO/RS foi “Por Que Plantar Semente Certificada é Estratégico”, destacado pelo Presidente da ABRASEM, Sr. Narciso Barison, como “importante para o agricultor e para a pesquisa”.

Segundo Barison, estão em expansão no Brasil programas de melhoramento genético, que resultam em novas cultivares, as quais são registradas, protegidas e recomendadas aos produtores, garantindo maior segurança quanto aos resultados de cada safra. Entidades certificadoras e o setor privado tem investido e reconhecido na semente, a figura essencial para o êxito da produtividade e rentabilidade do campo.

Com o desenvolvimento da biotecnologia, num futuro próximo teremos milho e soja resistentes a seca, garantindo os índices de produtividade. Além da segurança alimentar, o consumidor também terá preços mais estáveis com a previsão de boa produtividade nas culturas: “ quando utilizamos sementes de baixa qualidade, não temos idéia exata dos resultados de cada safra, não sabendo quanto vamos pagar pelo alimento, pois quando a produtividade cai, os preços sobem”, afirmou Barison.

Contudo, “para que tenhamos tecnologia disponível que nos garanta melhores índices de produtividade, é preciso investir”, lembra o Presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM. Comprando sementes certificadas o produtor incentiva pesquisas e contribui para o crescimento dos negócios.

A programação dos eventos, em sua íntegra, pode ser consultada no site: www.expoijuifenadi.com.br.

Compartilhe

EXPOIJUI É REFERÊNCIA NACIONAL PARA O AGRONEGÓCIO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil