Diante do anúncio da prolongada estiagem na Rússia, que ocasionou perda de 31 milhões de toneladas de trigo, o Presidente da COTRIJUI, Carlos Poletto analisou o quadro para os associados, no Programa Informativo COTRIJUI.
Iniciou afirmando que a safra de 2010 apresenta bom estado, correspondendo à expectativa em termos de sanidade, mas nada se pode garantir em qualidade e preços e muito menos no que se refere à liquidez do produto a ser colhido.
Poletto frizou que “é bem provável que vamos depender do Governo Federal para atingirmos o Preço Mínimo através do PEP”.
Mesmo com a alta no mercado internacional, pelo ocorrido na Rússia, o câmbio não favorece o produtor brasileiro, pois o preço apenas atingiu o que já era garantido pelo PEP.
O Presidente também se referiu às ações do governo na política do trigo, que só tem contribuído para piorar a situação. Primeiro, que qualquer atitude só é tomada sob pressão. Também há o excesso de burocracia que envolve os processos de equalização dos preços. Pior ainda, o Preço Mínimo do trigo foi reduzido por ação do próprio governo. Por último, os repasses dos recursos sofrem atrasos. No caso da COTRIJUI, os que se utilizaram do PEP na safra de 2009 receberam a primeira parcela em agosto de 2010.
Quanto à produção brasileira de trigo da safra 2009, o Presidente da COTRIJUI afirmou que ainda restam 400 mil toneladas para serem comercializadas. A Rússia, diante da seca, suspendeu as exportações até 31 de dezembro de 2010.
Além do mais, os estoques de passagem ainda continuam altos, nos maiores níveis hitóricos, mesmo considerando a perda referida pela Rússia.
O Presidente Carlos Poletto adiantou aos ouvintes do Informativo COTRIJUI que a Cooperativa não fixará preços para o trigo sem antes saber que produto será colhido. Disse que as indústrias compradoras certamente exigirão o padrão de qualidade, o que não se pode garantir antes do final da safra, diferente do que ocorre com a soja, por exemplo.
Carlos Poletto reafirmou preocupação, em nome dos produtores, com o que vem ocorrendo com a cultura do trigo, antes cereal ouro, de vital importância, diferente da falta de atenção dos dias atuais. Para ouvir a íntegra do depoimento do Presidente da COTRIJUI, clique neste site INFORMATIVO COTRIJUI-Trigo safras 2009 e 2010.