Notícias

08h15

3º ENCONTRO ESTADUAL DA APROMILHO FOCA AGRICULTURA DE PRECISÃO

A importância do milho em sistemas de rotação e como cultura de rentabilidade já se anunciava pela programação proposta para o 3º Encontro Estadual de Produtores de Milho do RS, realizado em Coronel Bicaco na sexta-feira, dia 30 de julho de 2010. Quatrocentos participantes, muitos dos quais jovens sucedâneos na gestão da propriedade agrícola e outros tantos ainda acadêmicos lotaram as dependências do Salão Paroquial da cidade.

O Prefeito local, Roberto Zanella deu o grau de importância da iniciativa da APROMILHO ao escolher Coronel Bicaco para sediar o encontro, ao dizer que era o mais importante já realizado na cidade pela proposta de aumentar a produção e a produtividade de milho, cultura tradicional na região.
Também participaram o Presidente da FECOAGRO, Rui Polidoro Pinto, o Presidente da COTRIJUI, Carlos Poletto e o Diretor Secretário Osmildo Bieleski. Pela primeira vez desde que foi eleito para presidir a ABRAMILHO – Associação Brasileira dos Produtores de Milho, o agropecuarista gaúcho João Carlos Werlang, radicado no Distrito Federal há 28 anos, participou do Encontro, em sua terceira edição.

Werlang parabenizou a Associação dos Produtores de Milho do RS pelo proposta do Encontro e se mostrou surpreso com o grande número de participantes. Conclamou a todos para que continuem unidos na busca de soluções para os entraves que dificultam a produção primária, já a partir das eleições deste ano. Por estar bem próximo do centro do poder político brasileiro, João Werlang falou que já é hora de votar somente em candidatos comprometidos com as bandeiras de quem produz alimentos.

Foi destaque a abordagem do Engº Agrº Telmo Amado, doutor em Ciências do Solo, que falou sobre Manejo e Fertilidade dos Solos na Cultura do Milho. Com números atuais e comprovados, o professor da UFSM citou quais os passos para se obter um ótimo rendimento na lavoura de milho, racionalizando custos e aproveitando todas as vantagens de uma boa adubação. Também mostrou os avanços proporcionados pela Agricultura de Precisão que permitem dentre outras coisas, tratar cada parcela da lavoura dentro de suas características. O Dr Telmo afirmou que nos últimos 30 anos, de 1980 até agora, a produtividade da lavoura de milho no Brasil cresceu 64,5 Kg/ha/ano (sessenta e quatro quilos e quinhentos gramas por hectare/ano) e que há formas de aumentar ainda mais com os recursos tecnológicos e a informação qualificada.

Ainda que já anunciados, os efeitos de LA NINA comentados pela meteorologista Cátia Valente serviram de alerta. Convidada para falar aos participantes do encontro ela mostrou de forma didática as diferenças entre o clima no período 2009/2010 e o que vamos passar a viver a partir desta segunda metade de 2010 e o início de 2011. Os cenários serão diferentes, porque há uma passagem de período de EL NINO (águas dos oceanos mais aquecidas) para LA NINA, com esfriamento das águas. Essa TSM – Temperatura da Superfície do Mar - poderá ocasionar estiagens regionalizadas entre o final da primavera e o início do verão.

Ao final do encontro o presidente da APROMILHO, Cláudio de Jesus afirmou que houve manifestações de lideranças rurais de São Luiz Gonzaga e de Santa Rosa favoráveis à realização do 4º Encontro de Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (2011) em uma destas cidades.

Compartilhe

3º ENCONTRO ESTADUAL DA APROMILHO FOCA AGRICULTURA DE PRECISÃO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil