O que cooperativismo tem a ver com o esporte? A resposta a esse questionamento representou uma das motivações centrais da atividade que envolveu colaboradores das quatro principais Cooperativas de Ijuí - COTRIJUI, CERILUZ, SICREDI e UNIMED NOROESTE/RS - no sábado, dia 03 de julho, celebrando o Dia Internacional do Cooperativismo. “Faça do cooperativismo seu esporte preferido” foi o tema escolhido pelas Cooperativas para a programação no Salão da Afucoper. Participaram do evento Diretores e colaboradores das Cooperativas que ouviram Alex Stragliotto, atleta e ex integrante da Seleção Brasileira de voleibol, e assistiram o Grupo Teatral Cara de Pau, de Ibirubá, que apresentou a peça humorística “Atletas do Cooperativismo”.
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho. Em Ijuí, esse foi o quinto ano consecutivo que a COTRIJUI, CERILUZ, SICREDI e UNIMED NOROESTE/RS promoveram ação integrada resgatando os valores e princípios que caracterizam o sistema. Este ano, a programação foi direcionada para o público interno, estabelecendo um paralelo entre o associativismo e o esporte. Por isso o convite a Alex Stragliotto, que em sua carreira teve passagem por importantes clubes do país e do exterior, o qual estabeleceu uma relação entre um esporte coletivo, como o vôlei, e a realidade do modelo cooperativista.
Ainda, como parte da programação houve a apresentação de teatro humorístico. A peça “Atletas do cooperativismo”.
FORÇA DO COOPERATIVISMO
O Dia Internacional do Cooperativismo celebra a união e a força, ao redor do mundo, de mais de 800 milhões de pessoas que optaram pelo sistema cooperativo como meio de organização econômica da sociedade, fundamentado em princípios como o da participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, visando a prosperidade conjunta. Neste ano a data está sendo comemorada no dia 3 de julho.
No Brasil, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente 8,2 milhões de pessoas são associadas a mais de 7,2 mil cooperativas. Em 2009, o setor movimentou R$ 88,5 bilhões no país, representando um crescimento gradual de cerca de 30% desde 2006. Atualmente, o cooperativismo emprega 274,1 mil pessoas e exportou, no ano passado, US$ 3,63 bilhões, equivalente a 5,39% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro.