Os gaúchos, que já andaram encarando dias de baixa temperatura na última semana, podem se preparar para uma série de mudanças climáticas nos próximos dias. A partir desta sexta-feira, de acordo com a MetSul Meteorologia, a ação conjunta de uma frente fria e de um centro de baixa pressão deve trazer chuva para boa parte do Rio Grande do Sul. Não se descarta a ocorrência de temporais em áreas isoladas.
No fim de semana, o mesmo centro de baixa pressão deve causar um ciclone no Oceano Atlântico, na altura da costa gaúcha. Resultado: o Estado deverá ter vento congelante, e as temperaturas devem despencar. Segundo a MetSul, as madrugadas serão geladas a partir de sábado, e a próxima semana pode ter mínimas de seis graus em Porto Alegre. A chance de neve, embora exista, é considerada remota pelo instituto e, caso ocorra, será breve e em áreas isoladas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma a tendência, e prevê as mínimas mais severas entre sábado e domingo, chegando a marcas abaixo de zero em algumas áreas. Em Porto Alegre, o frio mais intenso também ocorre ao amanhecer de domingo, podendo ficar em torno dos seis graus. Para segunda-feira, o Inmet aponta alta possibilidade de geada - uma introdução para o clima ainda mais congelante que, segundo os modelos, deve vir a seguir. Nesta quinta-feira, São José dos Ausentes registrou a mínima em solo gaúcho, com 3,6 graus.
Fonte: Jornal do Comércio