Notícias

15h13

AVEIA BRANCA – UMA CULTURA ALTERNATIVA DE INVERNO

A Uma cultura alternativa de inverno vem crescendo na região. A aveia branca teve, nesta safra, um aumento significativo de área cultivada na área de ação da COTRIJUI amparada, principalmente, na garantia de comercialização. A Agroindústria de Cereais da Cooperativa permite o processamento do grão produzido na região, completando uma cadeia que resulta em benefícios ao produtor.

Em toda área de ação da Cooperativa, foram plantados 20 mil hectares da aveia branca, aumento de 21% se comparado com o plantio anterior. A situação de comercialização do trigo contribui para a decisão dos produtores, mas os resultados da cultura, os custos viáveis a campo e a comercialização garantida, resultando em rentabilidade foram preponderantes. “Quando tem o ciclo completo, o produtor tem mais segurança para fazer a atividade dele”, avalia o engenheiro agrônomo do Departamento Agrotécnico da COTRIJUI, Jaime Lorenzoni.

A aveia branca vem numa crescente em termos de área e produção na região depois que a Agroindústria da Cooperativa ampliou sua produção devido ao aumento da demanda especialmente nos últimos dois anos. O moinho de aveia e centeio passou de uma produção de três mil toneladas/ano para 10 mil toneladas/ano (a aveia representa o maior volume deste total).

O gerente da Agroindústria, Rolf Strey, afirma que a instalação de um novo classificador de aveia permitirá aumentar a produção em até 15% a partir de agosto. Do cereal, resultam flocos, farinha e farelo, vendidos no varejo em praticamente todos Estados do país. Parte da aveia também é vendida para a indústria de transformação, que fabrica, por exemplo, a granola. “Com a procura por produtos naturais, temos um mercado em crescimento”, observa Rolf.

O Programa da COTRIJUI voltado à aveia branca conta com a adesão de vários produtores, os quais possuem suas áreas inscritas no departamento técnico para a produção de aveia para a industria, “devemos ter um controle sobre a área cultivada para dar suporte aos produtores e consequentemente, adquirir a produção adequada para atender a demanda da Agroindústria” afirma Lorenzoni. Boa parte da aveia produzida que não é utilizada para a industria se utiliza para a fabricação de ração e alimentação animal.

O bom potencial de rendimento é uma das características da aveia branca. A média, quando as condições climáticas permitem, têm ficado entre 2,5 mil a 3 mil quilos por hectare, embora alguns produtores atinjam até mais de 4 mil quilos/ha. No momento, a cultura tem bom desenvolvimento vegetativo, e a torcida dos produtores é para que não haja chuva em excesso durante o desenvolvimento vegetativo e, principalmente por ocasião da colheita, o que pode acabar comprometendo a qualidade industrial do grão.
Em comparação com o trigo, o cultivo da aveia também é mais barato. Com menor investimento, o produtor consegue, dependendo do ano, atingir altas produtividades sem grandes esforços. E o desenvolvimento da pesquisa tem permitido o cultivo de variedades com melhor rendimento industrial.

Além disso, a aveia desempenha papel importante na rotação de culturas, deixando uma boa palhada no solo, importante para o plantio a ciclagem de nutrientes no plantio direto. “A aveia não concorre com o trigo em área, e é uma importante opção de cultura de inverno, rentável, e serve como rotação com o trigo”, diz Lorenzoni.

A assistência técnica é garantida pelos profissionais do Departamento Agrotécnico da COTRIJUI. “Com a maior demanda de aveia branca pela Agroindústria, a situação da aveia melhorou para o produtor. Ele já planta sabendo mais ou menos quanto vai ganhar na hora de vender, sem contar com a garantia de comercialização. O manejo é facilitado. Os cuidados maiores devem ser observados por ocasião do plantio, pois é necessário uma boa dessecação para evitar a competição inicial com invasoras como o azevém, que não tem herbicidas para controle no meio da aveia, ao contrário das folhas largas. Invasoras como nabo ou ervilhaca podem acarretar misturas indesejáveis e necessitam de controle pois sua presença desvaloriza a aveia branca.

Costuma-se usar de 150 a 200 quilos de adubo por hectare e de 50 a 80 quilos de nitrogênio – mais do que isso pode resultar em acamamento. O nitrogênio possibilita que a aveia tenha pH acima de 55, que é o exigido pela indústria.

A cultura também requer uma ou duas aplicações de fungicidas. Quanto a pragas, os maiores cuidados devem ser com o pulgão na implantação, e, na época da emissão da panícula, com a lagarta da aveia.

Compartilhe

AVEIA BRANCA – UMA CULTURA ALTERNATIVA DE INVERNO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil