30 empresas do setor de exportação gaúcho que respondem por 17% do PIB estadual foram reconhecidas pelo desempenho no mercado internacional. A cerimônia do 38º PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS aconteceu na segunda-feira (dia 21), às 19h30min, no Teatro do Bourbon Country em Porto Alegre.
A COTRIJUI – Cooperativa Agropecuária & Industrial conquistou o Troféu na categoria Destaque Setorial Agropecuário, como exportadora no seu setor de atividade, e por ter adotado estratégias de gestão de marketing e vendas, fazendo frente ao cenário das exportações e alcançando os resultados propostos.
O Prêmio Exportação RS é promovido pela ADVB/RS em conjunto com 12 das mais representativas entidades públicas e privadas do setor exportador, e foi entregue diante de uma plateia de mais de 400 convidados. O Vice Presidente da COTRIJUI, Sr. Luiz Ottonelli, recebeu o Troféu em nome dos mais de 18.000 associados da Cooperativa. O evento contou com a presença ilustre do Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, palestrando à todos sobre as Perspectivas para a Economia Brasileira.
O Conselho do Prêmio Exportação RS, formado pela APEX-Brasil, Banco do Brasil, Banrisul, Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fiergs, Fecomércio, Federasul, Sedai, Caixa-RS, UFRGS, Superintendência de Portos e Hidrovias e PricewaterhouseCoopers, avaliou a capacidade de exportação das empresas e critérios como a competência organizacional, novas experiências de sucesso, inovação em produtos ou processos, tecnologias e estratégias mercadológicas, como o desenvolvimento de novos canais de comercialização
.
De acordo com o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon, “a premiação valoriza o esforço e a dedicação dos profissionais que atuam na área de exportação e que contribuíram para melhorias do setor no Estado”. Sobre o cenário de 2010, Malcon diz que a expectativa de crescimento da economia permite aguardar por um aumento consistente nas exportações neste ano.