O país começou a primeira semana de abril com áreas de instabilidade que mantém o tempo encoberto na maior parte das regiões. Há previsão para pancadas de chuva ao longo desta segunda-feira (02) com exceção do oeste catarinense e centro-oeste do Rio Grande do Sul, além do Estado do Espírito Santo, parte de Minas Gerais, Bahia e sul do Piauí, onde massas de ar seco mantém o tempo firme.
Segundo a meteorologista Amanda Souza, um sistema de baixa pressão que atua de forma intensa no oceano na altura do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, continua provocando chuva entre a segunda e a quarta-feira (04) em praticamente toda a região. Destaque para o Estado catarinense, que já teve transtornos no domingo de Páscoa quando os temporais causaram enchentes e a morte de duas pessoas.
O sistema é influenciado pela presença de outra baixa na altura do Sudeste que também empurra a umidade contra a costa, além das instabilidades tropicais que formam um corredor de umidade sobre o Centro-Oeste e grande parte do Sudeste e favorecem a condição para pancadas de chuva. “No Mato Grosso, os temporais acontecem ao longo do dia com forte intensidade”, afirma Souza.
Na terça-feira (03), uma frente fria se forma ao largo do Sudeste e a chuva ganha força na faixa leste do Estado de São Paulo, Vale do Paraíba, litoral norte paulista, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e sul capixaba. “A frente avança um pouco mais na quarta e a chuva avança sobre o norte do Espírito Santo, enquanto o tempo seco fica mais restrito ao norte mineiro e Bahia”, explica a meteorologista.
Já na faixa norte do país são as instabilidades tropicais aliadas à ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), fenômeno que migra do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul provocando chuvas no Norte e Nordeste do país durante o período úmido, que provocam temporais principalmente entre Amazonas e Pará pelo menos até a quarta-feira.
Fonte: Jornal do Tempo