Notícias

10h47

Cidades do RS em alerta devido a estiagem

Nove cidades do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência devido à estiagem, que vem castigando parte do estado desde o começo do ano.

As prefeituras de Morro Redondo, Cristal, Amaral Ferrador, Canguçu, Arroio do Padre e Pedras Altas, no Sul do estado; Hulha Negra e Bagé, na Campanha gaúcha, e São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, assinaram o ato e encaminharam a documentação à Defesa Civil.

Em Canguçu, as perdas nas safras de soja e milho devido à falta de chuva podem chegar a mais de 50%. "Estou fazendo silagem desde 1988, e nunca aconteceu isso que [ocorre neste ano], perder todo o milho da silagem", lamenta o agricultor Dário Radtke Sell.

Hulha Negra tem racionamento de água por oito horas a cada dia. Em Cristal, a prefeitura está abrindo poços em propriedades rurais para que os animais tenham água para beber.

As perdas na agricultura e pecuária em Arroio do Padre chegam a R$ 8 milhões, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Mesmo que a previsão de chuva para os próximos se confirme, a água não será suficiente para mudar o cenário.

"Temos perda na ordem de 80% a 100%, e não se vê perspectiva de recuperação da lavoura agora nesse momento. Há muitos anos não se vê uma estiagem como essa", diz o engenheiro agrônomo Ricardo Bonini Afonso.

Na zona urbana de Arroio do Padre, o abastecimento de água é feito diariamente por caminhões pipa. "Nunca sabemos quando vai ter água, quando não vai ter. Temos de tentar nos precaver. Quando aparece um pouquinho de água, a gente vai lá, busca, e deixa uma coisa reservada", conta a auxiliar administrativa Aline Bohm Bonow.

Em Bagé, o racionamento de 12 horas por dia começou nesta segunda-feira (5). De acordo com meteorologistas, a estiagem deve continuar em fevereiro devido ao resfriamento das águas do pacífico que impede a passagem de frentes frias para o Sul do estado.

Fonte: G1 RS

Compartilhe

Cidades do RS em alerta devido a estiagem
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil