Aos associados da COTRIJUI – Cooperativa Agropecuária e Industrial Ltda. e a população em geral
É pública e notória a grave situação de crise vivida pela cooperativa, motivada por dívidas acumuladas nos seus últimos 25 (vinte e cinco) anos.
A gestão atual assumiu a administração da cooperativa no ano de 2013, já com a crise instalada, e trabalha atualmente de forma incessante e com firmeza na busca de equacionar e saldar as dívidas existentes, assim como em manter plenas as suas atividades econômicas e sociais, as quais fazem parte dos objetivos da cooperativa e do próprio cooperativismo.
Nesse contexto de elevada dívida, com patrimônio comprometido, reduzido acesso a linhas de crédito e constantes penhoras de valores e do próprio patrimônio, o fluxo de caixa operacional da cooperativa está passando por uma situação de reprogramação, decorrendo disso alguns atrasos e adiamentos de datas de pagamentos aos associados, funcionários e fornecedores.
Contudo, a situação permanece sob controle absoluto de sua direção, que toma diariamente medidas de saneamento e reestruturação da cooperativa, no intuito de brevemente normalizar o seu fluxo de caixa.
Conclamamos aos associados, fornecedores e colaboradores que continuem se posicionando ao lado da cooperativa, como sempre fizeram, pois apenas juntos poderemos atravessar esta fase e retomarmos as atividades normais da cooperativa.
Reafirmamos que a direção está atenta a fatos que estão ocorrendo fora do ambiente cooperativista, que de forma alguma contribuem para solucionar os problemas da COTRIJUI e espera a compreensão e colaboração de todos os seguimentos da sociedade civil e parceiros para juntos mantermos a COTRIJUI ativa e participativa no desenvolvimento de todos os municípios e localidades onde desenvolve suas atividades.
O trabalho da direção está centralizado e focado na busca de alternativas econômicas que levem novamente a cooperativa ao seu reequilíbrio financeiro sustentável.
Ijuí (RS), 11 de janeiro de 2018.
Eng. Eugênio Frizzo – Presidente/Liquidante