O presidente da Cotrijuí Eugenio Frizzo, junto com o Diretor Superintendente Gilmar Fragoso, estiveram participando no último dia 28 de um Seminário promovido pela Secretaria da Agricultura do Estado, visando o intercâmbio comercial do RS com um grupo de empresários Espanhóis.
A participação dos dirigentes da Cotrijui está relacionada com as atividades do Plano de Reestruturação e Saneamento que a Cooperativa está desenvolvendo. A busca de oportunidades de desenvolver mais e melhores negócios é um dos eixos que a direção aposta como uma das alternativas para vencer as dificuldades econômicas que a Cooperativa passa.
O grupo de Espanhóis liderado por Sergio Galvan, Gerente do Porto de Las Palmas - localizado nas Ilhas Canarias, fez uma explanação do funcionamento do Porto que está sendo ampliado e integrado ao sistema de logística internacional direcionado para o continente Europeu e Africano. Um dos fortes fatores de importância do Porto de Las Palmas é a redução das distâncias entre os diferentes portos que atendem as regiões próximas. “Pela posição geográfica o envio de mercadorias da América do Sul para a Europa e África Ocidental por via marítima, poderá ser reduzido em até 40% do tempo de viagem, e com isso, todos os custos agregados a esse encurtamento de distância”, disse Galvan.
Junto ao grupo de empresários vinculados a questão do porto, havia outros membros da comitiva que coordenam agências de investimentos de interesse de empresários da Espanha, com quem os dirigentes da Cotrijui mantiveram contatos empresariais.
Ao relatar a viagem, o presidente Frizzo disse que a cooperativa está atenta a todas as oportunidades de ampliar suas atividades econômicas tanto com associados, empresários, setor público e demais segmentos econômicos e sociais que tenham interesse em comum com a mesma. “Esta gestão tem como princípio fundamental a realização de ações que permitam a continuidade dos negócios e a administração do passivo da Cotrijui”, concluiu o Presidente.